O fim do "estilo guaíba", como anuncias e é verdade, pode ter sua abordagem de antropologia: uma programação de décadas, que o Alberto Pasqualini lançou no Teatro São Pedro em 57, anunciando que “seria singela, jamais vulgar”, músicas selecionadas com rigor estético (quando o interminável Fernando Veronesi ainda tinha pique, mais Osmar Meletti e outros), repórteres de primeiro nível, redação apurada, estrito senso de fidelidade nos noticiários, locução exigente padrão José Fontella (onde anda, por sinal?), Milton Jung e os insuperáveis Egon Bueno / Leonor de Souza, publicidade lida a caráter, ao vivo, etc. etc. etc.
Todo este apuro de primeiro mundo agora substituído pelo que aí está no rádio e tevê em geral, esta geléia geral de baixaria, bas fond, gritos, jingles, polícia-ladrão, faca, bala & sangue.
Antropologia por que? Porque pode ser um índice de quanto caiu o nível educacional, econômico, etc. e tal, do povo gaúcho.
Sim, porque, se faturamento é o que importa, e tudo justifica, lembro que, nos idos de 70, a velha Guaíba era uma das cinco rádios com maior faturamento no Brasil, e seu dono, Breno Caldas, era o maior IR pessoa física do Brasil!!! E pagava bem!!!! E com aquela programação supimpa, de escol, de BBC, da velha bandeirantes (“cada dia melhor que antes”) de São Paulo, da PR1-Radio El Mundo de Buenos Aires (ou Montevideo?), Voz da América, Deutshe Welle e quetais!
Então, velho, se agora tem de baixar o nível para faturar, é porque o povo quer merda, mesmo! O povo baixou de nível! E isto é provado por outros índices! Ai, Rio Grande, cada vez mais piauizado mesmo, como se previa 30 anos atrás — e hoje, o respeitável Piauí é quem teme virar um RS!!!
Abraço, amigo, eu lamento, acho que muita gente lamenta (principalmente quem já deu o prefixo e saiu do ar, neste éter ou no de cima: Capitão, Florianão, Osmar Meletti, Flávio Alcaraz Gomes, James Bocacio, Amir Domingues, Lauro Quadros, Ruy Ostermann, Euclides Prado, Sergio Jockymann, Enio Berwanger, Pedro Carneiro Pereira, Armindo Ranzolin, Luiz Carlos Prates, Celso Costa, Antonio Carlos Nideraueur, Gilberto Verardi, Lauro Hagemann, Lasier Martins, João Carlos Belmonte, Ivete Brandalise, P. F. Gastal (“Calvero”!), Mendes Ribeiro, Nabor Couto, Mazzeron, Sergio Schüller, Leonor de Souza, Maria Luiza Benitez, Jayme Caetano Braun, Clóvis Seganfredo, Adroaldo Streck ... e tantos grandes nomes do rádio, da velha Rádio Guaíba, que já foi considerada a melhor rádio do Brasil, e nem por isso faturava pouco, ao contrário!
(Historinha: Projeto Rondon, 70 e poucos, um amigo meu, então estudante, estava embrenhado nas matas do Pará, com cariocas, paulistas ..., e um dia apareceu um rádio receptor, alguém à noite começou a zapear, e o pessoal ia reconhecendo os sotaques e as músicas e, emocionada, chutando: "deve ser a Bandeirantes", "a Tupi do Rio", "a Nacional", etc. etc., até que de repente entrou uma música esplendorosa, diferente, depois uma locução apolínea, perfeita, e a turma ficou vacilando, até que meu amigo arriscou: "pelo estilo, é a Guaíba, lá da minha terra!" — e se emocionou mais ainda quando, pouco depois, o locutor entrou e disse: "Emissoras Brasileiras de Ondas Médias e Curtas da Rádio Guaíba de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil". E a turma toda se impressionou com aquele jeito diferente de rádio ... ainda do tempo em que éramos, os gaúchos — PUC, URGS, MDB ETC — realmente diferentes, no melhor sentido, do restante do País!)
Obrigado.
Estanislau Baptista – ex-radialista, ex-jornalista, ex-advogado, facilitador de formação pessoal e de equipes,
Cel: (51) 9696-4499
Fonte: Previdi - 27 Out 09/Dos amigos
COMENTO: me preocupa a pretensão de transformar a melhor programação radiofônica do país em uma "programação popular". Em Porto Alegre, o segmento "popular" já está muito bem consolidado e programação de "bom gosto" — me desculpem os admiradores do "popular" — é rara. Aos administradores da Record/Guaíba: "dinheiro não é tudo"! Salvem a "velha Guaíba"! Aos de fora do RS, recomendo ouvir antes que mude: http://www.radioguaiba.com.br/Aovivo/?Aovivo=FM
ATUALIZANDO: aos "Guaibeiros" saudosistas, informo que a Rádio Princesa FM (101,9) está com uma programação excelente. Lembra muito o bom gosto musical que era executado na "antiga" Guaíba FM. A Rádio Princesa FM pode ser acessada pela internet pelo endereço "http://www.redepampa.com.br/novo/radiosonline/princesafm.php". A transmissão pela internet às vezes falha, mas vale a pena escutar! Um abraço a todos.