por João Pequeno
Em "1984", de George Orwell, o personagem Winston Smith trabalhava no Ministério da Verdade, reescrevendo notícias antigas para adequá-las à história oficial presente do Partido que mandava. Hoje (16/5), a presidente Dilma Rousseff empossa os sete integrantes da comissão incumbida de escrever a "verdade" do período da ditadura militar conforme a conveniência de seu partido e agregados.

Outra integrante, Rosa Maria Cardoso da Cunha, ex-advogada de Dilma, nem tomou posse, já começou a tentar reescrever a história, pretendendo derrubar — para o lado de sua "verdade" conveniente — a Lei da Anistia, porque "parte das vítimas quer outra interpretação dessa anistia", já confirmada pelo STF.
O desejo revisionista está na raiz da comissão desde a mentira original de seu idealizador, Paulo Vannuchi, secretário de Direitos Humanos de Lula, de que a anistia "protege quem torturou". A leitura na web de notícias de 1979 lembra que foi o contrário: parentes de exilados é que mais clamaram pela "anistia ampla, geral e irrestrita" sancionada naquele ano.
Embora Vannuchi omita, a anistia também perdoou seus companheiros de Aliança Libertadora Nacional, facção responsável por matar pelo menos 17 pessoas, algumas sem qualquer implicação política, como comerciantes assassinados após serem assaltados e ... torturados.
Atual secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão não integra a comissão, mas tentou norteá-la na mesma direção, alegando que "não cabe investigar as ações da resistência. Estavam no direito legítimo de lutar contra a ordem ilegítima e a opressão. A Comissão da Verdade serve para investigar os crimes de Estado".
Em uma só frase, omite que o Estado já paga — polpudas indenizações, até a gente rica como Lula e Ziraldo — e que a "resistência" existia ao menos desde 1961 (antes da ditadura), e visava não à democracia, mas ao socialismo (também ditatorial), pelo qual cometeu crimes hediondos, contra pessoas comuns. Faltou-lhes a chance de forçar um Winston a reescrever as notícias com fatos documentados do passado.
2 comentários:
Many thanks for writing valuable post regarding the subject. I am a fan of your site. Maintain the great work.
HTTP://www.KneeNeckBackPain.com/
There are thousands of blogs that requires comments on them. What is the intention of blog comments? Sent From Blackberry.
Postar um comentário