quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Iranianos “Enganaram” Avião-espião Para Faze-lo Aterrizar em Seu Território

 
Após muitas polemicas e pedidos do governo dos Estados Unidos para a devolução de seu avião espião UAV (Unmanned Aerial Vehicle), um engenheiro militar iraniano explicou qual foi o método usado para fazer que o aparelho se desviasse e aterrizasse em “território inimigo”.
De acordo com o informado pelo engenheiro, quando o avião espião foi detectado na fronteira entre Iran e Afganistão foi providenciado o corte do enlace de comunicação entre el RQ-170 Sentinel e sua base, para depois, programar novas coordenadas em seu GPS para faze-lo “pensar” que estava dirigindo-se a sua base no Afganistão, quando realmente se dirigia ao território iraniano.
Este tipo de aeronave já tinha mostrado debilidades, como quando os rebeldes iraquianos usaram um decodificador de televisor para capturar as imagens que o avião enviava via satelite para sua base. Este defeito já havia sido detectado pelos engenheiros estadounidenses.
O especialista iraniano assinalou que a navegação guiada por GPS utilizada por este tipo de aparato é seu ponto mais débil, assim, foi necessário somente colocar um "ruido" nas comunicações com sua base, para que o UAV ativasse o piloto automático. Foi exatamente assim que os engenheiros iranianos acessaram o sistema de navegação do aparato para reconfigurá-lo, de maneira que a aeronave optou de forma autônoma por aterrizar seguindo as coordenadas onde supostamente encontraria sua base.
Deste modo, a captura do UAV por parte do governo iraniano deixa em evidência os problemas de segurança que possuem esses aparatos, sobretudo se transportam em seu interior equipamentos de alta tecnologia que chamam a atenção de nações como Russia e China.
Leia mais em FayerWayer
Fonte:  tradução livre de Noticias 24
.

Nenhum comentário: