quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Começa a Comissão da Meia Verdade na Colômbia

.
É legítimo indagar e examinar a qualidade dos membros da Comissão da Verdade, sem desqualificar de antemão o trabalho do organismo, recém iniciado. Uma verdade parcial e tendenciosa não é o que Colômbia quer.
Imagem da Internet
Já estão designados os onze membros da "Comissão para o Esclarecimento da Verdade, a Convivência e a Não Repetição", organismo criado pelo Governo colombiano e as FARC. Atendendo o convencionado em Havana, esta Comissão, que como diz seu nome, além da busca da verdade que também deverá servir para a convivência, terá como propósito "conhecer a verdade do que ocorreu e contribuir ao esclarecimento das violações e oferecer uma explicação ampla a toda a sociedade sobre a complexidade do conflito". E, em outra função que não se deve ignorar, deverá "promover o reconhecimento das responsabilidades dos que participaram direta e indiretamente no conflito".
A Comissão está prevista para ser um mecanismo independente, temporário, imparcial e de caráter extrajudicial. A imparcialidade foi o valor mais reivindicado, junto com a idoneidade moral e a trajetória ética dos comissários. Por enquanto, a indicação do jesuíta Francisco de Roux - de alta dimensão espiritual, moral e acadêmica - como presidente da Comissão, permite que se tenha a esperança de que os objetivos de verdade e reconciliação possam ser cumpridos.
A propósito, deveria ficar claro que é perfeitamente legítimo não só examinar, senão questionar algumas nomeações nessa Comissão da Verdade. O fato de que tudo isto se faça dentro do que se denominou "valor supremo da paz" não nos exime da liberdade de opinar. Não se deve tachar de inimigos da paz os que, com bons argumentos e documentos em mãos, evidenciam que alguns comissionados estiveram próximos (aí estão seus escritos hagiográficos sobre os chefes guerrilheiros, seus panegíricos ao que denominam "luta subversiva" ou suas opiniões identificando-se com "os princípios das FARC) às teses daqueles que também terão que comparecer perante essa entidade para reconhecer suas responsabilidades pelas atrocidades cometidas contra o povo colombiano.
A verdade de décadas de conflito é um grande desafio. Cabe aqui a figura do espelho quebrado em milhares, milhões, de pedaços, que terá que ser recomposto em uma explicação coerente que ofereça compreensão em vez de lavar culpas. Um trabalho de filigrana, sem preconceitos mas com claridade, para que essa verdade que se reclama não seja incompatível.
O que se diga ante a Comissão da Verdade não terá efeitos judiciais nem poderá ser usado em processos penais contra quem ofereça seu testemunho. Ela deverá, como diz o acordo, cotejar e verificar a qualidade da informação e identificar as que sejam falsas. É uma forma extraprocessual para determinar a verdade, já que a outra, a judicial, corresponderá determina-la à Jurisdição Especial de Paz, em cuja imparcialidade também teremos que confiar de boa fé.
Uma vez constituída, a Comissão terá três anos para executar os treze pontos que compõem o mandato conferido, que inclui o de "determinar as responsabilidades coletivas do Estado, incluindo o Governo e os demais poderes públicos, das FARC, dos Paramilitares" e dos demais grupos ilegais violentos, onde entendemos esteja incluído o ELN.
Não se deve prejulgar nem desqualificar desde já o desempenho da Comissão. Haverá tempo para avaliar sua missão. Entre outras coisas, porque seu funcionamento e informe final não excluem que, por sua parte, a academia, os historiadores e os analistas independentes sigam cumprindo suas tarefas de investigação e contribuam também para a formação de um juízo equilibrado e justo sobre o que foram estas décadas de atrocidades e iniquidades contra uma cidadania que nem apoiou nem participou, só foi vítima, dos crimes dos grupos ilegais.
Fonte: tradução livre de El Colombiano 
COMENTO:  ainda estou torcendo pelo sucesso desse tal "pacto de paz" enfiado goela abaixo da população colombiana - igual ao plebiscito do desarmamento brasileiro, imposto de forma oposta ao que foi decidido na votação - pelo seu presidente Juan Santos. Aos desatentos, houve um escrutínio sobre o tal tratado de paz, que foi rejeitado pelos votantes, mas foi "aprovado", posteriormente, pelo Congresso colombiano. Como era de se esperar, os narcoguerrilheiros usaram a "boa vontade" demonstrada pelo dirigente colombiano para fazer lá o que os canalhas da "luta armada" brasileira fizeram por aqui: inserir-se na sociedade, difundir a imagem de bons cidadãos e assumir o poder com a complacência da população, além de se locupletarem às custas das burras e se vingarem de seus vencedores, transformando-os em delinquentes via Comissão da Calúnia. Tudo de acordo com os planos do Foro de São Paulo, que definha mas não morre. Infelizmente, não concordo com o otimismo do redator do editorial, particularmente quanto a isenção das colaborações dos membros da "academia, os historiadores e os analistas independentes". Esse pessoal historicamente se coloca ao lado dos criminosos que alegam lutar ideologicamente. A má intenção dos narcobandoleiros  colombianos já foi manifestada aqui, aqui, e aqui.

Nenhum comentário: