domingo, 22 de novembro de 2009

Direita Vence no DCE da UFRGS - O RS Começa a Despertar!

Revolução na Universidade!
Saiu o resultado das eleições para o Diretório Central dos Estudantes - DCE e para os Conselhos da UFRGS (CONSUN, CEPE, CAMGRAD, CAMEX, CAMPESQ, CONCUR, CPPD e COORLICEN).
As eleições ocorreram nos dias 17, 18 e 19/11, e a contagem dos votos terminou ontem (21/11), próximo da meia-noite.
Apesar das inúmeras tentativas de fraude, não houve jeito...
CHUPA, QUE É DE UVA!!!
A Chapa 3 – DCE LIVRE, Mudança Urgente! venceu as eleições, elegendo a nova diretoria do DCE e a maioria dos representantes discentes nos Conselhos.
Com o lema “Um DCE para os Estudantes, não para os militantes”, A Chapa 3 foi organizada por integrantes do Movimento Estudantil Liberdade – MEL, grupo criado em 2006 para fazer contraposição à hegemonia da esquerda na Universidade, que concorreu pela 4ª vez ao DCE.
É a primeira vez na história que um grupo de direita conquista o DCE da UFRGS.
Esta é uma vitória histórica da direita e mostra o esgotamento da esquerda no movimento estudantil. Faltaram urnas em muitos cursos, nos quais a Chapa 3 tinha vantagem de votos, porque a Comissão Eleitoral apoiava a situação, mas ainda assim a fraude eleitoral foi derrotada.A vitória na UFRGS é só o começo, pois o MEL pretende crescer ainda mais e conquistar outras universidades no Estado e no país.
O movimento estudantil deve começar a mudar de perfil e defender as liberdades individuais que vêm sendo progressivamente suprimidas no país e em toda a América Latina.
RESULTADO:
- Chapa 1 (PSOL) – 1.524 votos;
- Chapa 2 (PSTU) – 1.057;
- Chapa 3 (MEL) – 1.559 votos;
- Chapa 4 (PT e PCdoB) – 337 votos;
- Brancos e Nulos – 55 votos.
Devido à diferença muito apertada (35 votos), a chapa 1 (de situação, que ficou em 2º lugar) pediu a recontagem dos votos.
A vitória da Chapa 3 se deu pela esmagadora maioria de votos nos maiores cursos da UFRGS, como Administração, Medicina e Engenharias.
As principais propostas da Chapa 3 foram:
- Defesa da Excelência Acadêmica;
- Realizar parcerias com a iniciativa privada;
- Baixar o preço do cartão do TRI (que dá direito à meia-passagem) para R$ 3,00 (atualmente o DCE cobra R$ 9,00) para os estudantes da UFRGS;
- Defender um ensino voltado para o Empreendedorismo;
- Direito à compra de ingressos antecipados nos RUs ( restaurantes universitários ) aos estudantes da Universidade;
- Prestação de Contas mensal no DCE, com os dados publicados no site da entidade (criação do Portal da Transparência);
- Melhorar a segurança nos campi da UFRGS;
- Realizar eleições eletrônicas, via Portal do Aluno (site da UFRGS), para o DCE e Conselhos da UFRGS, a partir de 2010.
A posse da gestão eleita será no dia 04/12/2009. O mandato é de 1 (um) ano.
Fonte: Blog Anderson diz,
citado por Políbio Braga
COMENTO: leia mais, clicando aqui e aqui, a respeito das tentativas fraudulentas das "esquerdas" objetivando evitar sua derrota e a manutenção da militância partidária na direção dos estudantes gaúchos. Como comentou Políbio Braga, "O DCE da Ufrgs caiu. Agora só faltam cair a ADFURGS e o CPERS. Basta ter coragem política. "

Nenhum comentário: