segunda-feira, 20 de julho de 2009

Os Desatinos e os Escândalos Viajaram

por Carlos Chagas
Para sair de férias, não há força humana ou divina que impeça. Falamos do Congresso, como poderíamos falar, também, do Judiciário e seus tribunais superiores. Com toda certeza não haverá um trabalhador em todo o território nacional que não tenha sido obrigado, em algum momento, a adiar férias antes programadas. A empresa exige, a repartição apela, até a família se intromete.
Com deputados e senadores, de jeito nenhum. O primeiro semestre parlamentar foi atípico, entrando tempestuoso pelo mês de julho. Desde a mais recente agressão do presidente Lula, chamando os oposicionistas de pizzaiolos, até a explosiva CPI da Petrobrás, a constituição singular do Conselho de Ética do Senado, as sucessivas denúncias contra o presidente José Sarney, a votação atabalhoada da Lei de Diretrizes Orçamentárias, enfim, não obstante um desgaste poucas vezes verificado no Legislativo — apesar de tudo, deram-se as mãos líderes e bancadas de todos os partidos. Escafederam-se sorrindo. Esqueceram divergências e desafetos, tanto quanto a necessidade de investigar, esclarecer e prestar contas à opinião pública de uma das maiores crises de sua história. Cessa tudo, na hora de Suas Excelências ganharem o caminho da praia, da montanha ou do exterior.
Causava espanto a movimentação no aeroporto de Brasília, no fim de semana. O saguão de entrada parecia um plenário lotado e efervescente, ainda que a maior parte dos representantes do povo tenha encontrado nova forma de escapar do próprio, quer dizer, do povo. Embarcam através de salas especiais, antes da plebe. Raramente entram em filas, já que seus aspones fazem o check-in antecipado.
Muita gente fica com a impressão de o Congresso haver encenado uma farsa na capital federal, de fevereiro até agora, porque fecharam as gavetas, empurraram graves questões para agosto e, felizes, foram embora. Depois se argumenta que Brasília é o centro da corrupção, dos desatinos e dos escândalos. Não é. Os escândalos, os desatinos e a corrupção viajaram...

Um comentário:

W.NETO disse...

Comunico que o RESISTÊNCIA E LIBERDADE está com novo endereço
http://resistenciaeliberdade.blogs.sapo.pt
Ficou impossível sustentá-lo através das inúmeras falhas, nos buscadores do Google e nos meus Feeds.
Muito Obrigado pela compreensão. Um grande abraço!