quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Esquerda Canhota dos Socialistas

O presidente da Venezuela resolveu cancelar as duas linhas de metrô que seriam feitas em bairros de classe média pois, segundo ele, beneficiariam a oligarquia.
Além do autoritarismo, assusta ver tanta ignorância em um único presidente. Para começar, confunde classe média com oligarquia, que são coisas bem distintas (*).
Hugo Chaves ignora a verdadeira função do Estado e confunde governo com instituição de caridade, o que vem se alastrando na América Latina. Desconhece que a função do governo é administrar o país como um todo; trabalhar para o bem da população, seja de classe média, pobre ou rica. Ignora que as classes sociais mais favorecidas financeiramente também têm seu papel e oferecem emprego às que precisam de menores salários. Hugo Chaves se comporta como todos os que se dizem ‘de esquerda’. Os supostos socialistas, comunistas. Usam o termo trabalhador para se referir apenas aos desvalidos e de forma equivocada, pois trabalho é função da grande maioria das pessoas, seja qual for sua condição social e, principalmente, não pode ser visto e citado constantemente como o fardo dos pobres. Trabalho é sofrimento para os preguiçosos.
Outro grande erro 'da esquerda' — certamente proposital — é jogar uns contra os outros, o que não canso de repetir. Ao insistir em seus discursos falsos contra quem tem melhor padrão de vida, na maior parte das vezes conquistado com esforço, incentiva a dependência, induz o povo a acreditar que é bonito e elogiável ser pobre, pois o governo é contra os ricos. Ótimo recurso para quem pretende ver o povo, agradecido, comendo na sua mão.
(*) Para tirar qualquer dúvida, recorri ao Aurélio e à Wikipédia:
Oligarquia (do grego ολιγαρχία, de oligoi, poucos, e arche, governo) significa, literalmente, governo de poucos em benefício próprio, com amparo na riqueza pecuniária. As oligarquias são grupos sociais formados por aqueles que detêm o domínio da cultura, da política e da economia de um país, e que exercem esse domínio no atendimento de seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares. Oligarquias são grupos fechados e pequenos que detêm o controle do poder.
Classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados das classes superiores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem teu o aval para que a extradição não se concretizasse (e lutou por isso) foi nosso ministro da justiça, pré-candidato ao governo gaúcho nas próximas eleições, Tarso Genro.
Leda