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Desde o século XIX, a figura de polvos em mapas de propaganda tem representado a disseminação desumana do mal, com seus tentáculos agarrando terra e poder.
por Allison Meier
O mapa acima, do caricaturista Fred W. Rose de 1877, publicado no meio da Guerra Russo-Turca, mostra a Rússia rastejando pelo mundo como um polvo, e seus tentáculos agarrando a terra por todos os lados. Enquanto os outros países são ilustrados como pessoas, a Rússia é retratada como algo estranho e monstruoso. A novidade visual inaugurou uma tendência de cefalópodes cartográficos, muitos dos quais constam na Coleção PJ Mode da Cornell University Library.
Conforme foi citado em outro artigo de Hyperallergic, a Coleção PJ Mode, doada à Universidade de Cornell em 2014, centra-se na "cartografia persuasiva", ou propaganda cartográfica. Estes mapas do século XV até o presente foram concebidos para transmitir um certo ponto de vista, em vez de uma geografia precisa. Recentemente, cerca de mais 500 mapas foram adicionados à coleção on-line, dobrando o número de imagens e descrições disponíveis. O mapa de Rose está entre esses acréscimos, junto com outros gráficos que empregam o polvo.
Ashley Baynton-Williams em The Curious Map Book de 2015, escreve que o mapa de Rose é "o mais conhecido mapa onde a Rússia é retratada como um polvo" e que a "prevalência do motivo de polvo em mapas posteriores sugere que o polvo também retratou os primitivos medos da humanidade, evocando uma criatura aterrorizante e misteriosa das profundezas".
Joseph Ferdinand Keppler, "Next!" - Descreve a Standard Oil como um polvo expandindo-se pelos Estados Unidos, estrangulando as capitais dos estados e o Congresso (1904), publicado pela revista Puck (Persuasive Maps: PJ Mode Collection, Cornell ) |
Posteriormente, outros mapas similares foram publicados, como um mapa de 7 de setembro de 1904, da Revista Puck que mostra a empresa Standard Oil estrangulando o Congresso e as capitais estaduais americanas; e um poster de propaganda da década de 1940, onde os alemães que ocupavam a França mostram Winston Churchill como um polvo grotesco, fumando um charuto e com seus apêndices sangrando, simbolizando avanços e derrotas britânicos.
“Acredite – as amputações seguem metodicamente” (1942), propaganda da
França ocupada pelos alemães mostra Winston Churchill como um polvo
gigante fumando um charuto (Biblioteca da Universidade Cornell)
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Kisaburō Ohara, "Um Atlas Diplomático Humoristico da Europa e da Ásia" (1904), um mapa anti-russo criado por um estudante japonês na Universidade de Keio durante a Guerra Russo-Japonesa (Mapas Persuasivos: Colecção PJ Mode, Biblioteca da Universidade Cornell) |
Henry Mohr e Oliver Starr, "The Red Octopus: Reimpressões completas de uma serie detalhando como, nas últimas duas décadas, a União Soviética teve ganhos alarmantes em sua campanha pela dominação mundial" (1980), publicado por St. Louis Globe-Democrata (Mapas Persuasivos: Coleção PJ Mode, Biblioteca da Universidade de Cornell) |
Em um artigo sobre o “Terra Octopus Cartográfico” no Big Think, Frank Jacobs escreve que o animal subaquático é “um emblema perfeito do mal para ser espalhado através de um mapa: sua cabeça feia é o centro de uma inteligência malévola, que está manipulando seus obscenos apêndices para trazer a morte e destruição ao seu entorno."
Na exibição do War Map do ano passado em Map House de Londres, a cópia de um mapa de 1944 foi incluído na Coleção PJ Mode. Ele mostra um sol nascente transformado em um polvo voraz que emerge da bandeira japonesa, com seus tentáculos alcançam o entorno das então denominadas "Índias Orientais" visando agarrar-se às antigas colônias holandesas. A imagem teve aproximadamente 10.000 cópias impressas para o governo holandês, exilado e baseado em Londres. A repetição reforçaria a metáfora como símbolo da ameaçadora invasão.
Patrick Cokayne Keely, "Indias Devem Sr Livres! Trabalhe e Lute por Isso!" (1944) - Mostra o Japão como um polvo com tentáculos controlando as Indias Orientais holandesas (Persuasive Maps: PJ Mode Collection, Cornell University Library) |
Veja mais exemplos de uso da imagem do polvo como símbolo maléfico em cartazes de diversas finalidades.
WB Northrop, "Landlordism causa desemprego" (1909), mostrando o polvo de "Landlordism" estrangulamento de Londres, embora o mapa deixa as propriedades da família real de suas terras de propriedade dos ricos (Persuasive Maps: PJ Mode Collection, Cornell University Library) |
Criador alemão desconhecido, "Freiheit der Meere" (1918), descrevendo a Grã-Bretanha como um polvo que ameaça a "liberdade dos mares", com seus tentáculos chegando a quase 30 lugares supostamente colonizados ou atacados pelo Império Britânico
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Louis Emile Manche, "De Dollarpoliep" (1942), um cartaz de propaganda anti-americana criado pelos nazistas na Holanda, mostrando os Estados Unidos como um polvo com tentáculos que cercam as Américas e chegam a oeste para o Pacífico e Leste para o Atlântico (Persuasive Maps: PJ Mode Collection, Cornell University Library ) |
Nicolas Baladiez, "La pieuvre britannique" - L'Angleterre dans le Nord de l'Océan Indien (1905), publicado no Journal des Voyages - Aventures de Terre et de Mer , mostra o "polvo" imperial britânico que alcança a península arábica e o chifre da África
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Veja mais imagens a respeito da "cartografia persuasiva" navegando pela Coleção PJ Mode on-line na Biblioteca da Universidade de Cornell.
Fonte: tradução livre de Hyperallergic
COMENTO: as ações de Contra Inteligência incluem a Contra-propaganda onde se inserem os exemplos citados. Nem sempre uma propaganda interessante ou uma "imagem diferente" significa somente o que parece. Como consta no texto, a repetição reforça a mensagem de "ameaça latente", criando no subconsciente do alvo a necessidade de reação.
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