segunda-feira, 22 de julho de 2013

Narcobandidos Matam 16 Soldados Enquanto Fingem Negociar a Paz

por Juan Fernando Rojas T.
Enquanto se espera um pronunciamento por parte do Exército e sua Força de Tarefa Quirón, no departamento Arauca, informações extraoficiais na capital desse departamento do oriente colombiano dão conta de que um ataque guerrilheiro ao meio dia de sábado (20/7) deixou 16 soldados mortos.
A isso se somariam outros quatro militares que perderam a vida e três outros feridos em um enfrentamento com varias colunas do Bloco Sul das FARC, no município de El Doncello, departamento de Caquetá, no sul do país, como confirmou o Ministério de Defesa na noite de sábado.
Sobre a ação subversiva em Arauca, inicialmente, se falava de uma emboscada do ELN com um saldo de 14 militares sem vida, que faziam parte de um pelotão formado por uns 36 uniformados. 
Porém, com o passar das horas, fontes da região estabeleceram que a ação subversiva foi da coluna Drigelio Almarales da Décima Frente das FARC, nas imediações de uma estrada, no limite entre os municípios de Fortul e Tame, a quatro horas de caminho de Arauca.
De igual maneira, falta confirmar se efetivamente há onze guerrilheiros capturados, vários deles feridos e que em igual condição estariam cinco ou seis soldados do Batalhão Especial de Energia e Vias nº 14.
Posteriormente, vazou aos meios de comunicação da zona que os possíveis feridos no enfrentamento serão atendidos no hospital de Tame. Justamente ali, na noite de sábado se reuniram os comandantes da Força de Tarefa Quirón e da Brigada 18 do Exército para avaliar a situação.
De fato, El Colombiano tentou comunicar-se, sem êxito com o General Carlos Antonio Rubiano Fonseca, que comanda a Força de Tarefa Quirón e lidera a ação militar contra a forte influencia da Décima Frente das FARC em zonas rurais de Arauca. 
O único pronunciamento do Exército foi registrado ao final da tarde de sábado pela agencia AP, que contatou por telefone o diretor de Operações do Exército, General Javier Rey. O alto oficial declarou que tem informação sobre um ataque e “temos, ao que parece, 14 homens assassinados e mais cinco feridos”, acrescentou.
Por sua parte, a Força Aérea Colombiana enviou um comunicado oficial às 08:25h de sábado onde confirma o ataque, porém não dá informação adicional sobre o saldo de uniformados mortos e feridos.
A Força Aérea Colombiana dispôs aeronaves ambulatoriais, a fim de evacuar os militares que resultaram feridos a ser trasladados a centros assistenciais para receber a atenção médica necessária”, diz o sucinto informe.
Cabe recordar que a mesma coluna das FARC foi assinalada pelo Governo de ser a autora de uma emboscada a uma unidade militar registrada em 17 de março de 2012 na vereda Três Cruzes do município de Arauquita. 
A ação deixou um suboficial e 10 soldados mortos. O presidente Juan Manuel Santos assinalou que o trágico fato se deveu a um erro militar e os guerrilheiros o aproveitaram.
Ainda, em 22 de outubro de 2011, a coluna Alfonso Castellanos da Décima Frente das FARC tirou a vida de 10 soldados em uma incursão no corregimento Santo Domingo, zona rural de Fortul, onde também resultaram 13 militares feridos.
Se forem confirmadas as mortes dos 16 militares deste sábado no ocidente de Arauca, se trataria de um dos golpes mais fortes que as Forças Militares receberam durante o governo do presidente Juan Manuel Santos.
Fonte:  tradução livre de El Colombiano

Um comentário:

Anônimo disse...

Juan Manuel Santos, Presidente da sofrida Colômbia, traiu o povo ao mentir sobre a manutenção das ações de combate aos narcotraficantes das FARC (organização criminosa, nada mais), desencadeadas pelo seu antecessor Uribe.
Estendeu um tapete vermelho aos assassinos narcoterroristas para que acessem o Governo, definitivamente, inaugurando paredões à la Fidel.
Não entendo como as Forças Armadas e Auxiliares, tão bem preparadas e equipadas, e com alto conhecimento sobre técnicas antiterroristas, não eliminam as FARC de vez.
Gaudêncio Sette Luas.