terça-feira, 14 de agosto de 2012

Atletas-Militares Conquistam Cinco Medalhas Individuais nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

.
Equipe de Voley Feminino - Medalha de Ouro

Sargento FERNANDA GARAY, da Equipe de Vôley do Brasil, participante do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento do Exército, recebeu apoio - salário, nutricionista, fisioterapeuta, técnico, local para treinar - em 2010. Em 2011, arrasou a China na final dos Jogos Mundiais Militares. Nestas Olimpíadas,  faturou o Prêmio Individual de Melhor Passadora  e liquidou as equipes da Rússia e dos EUA, colaborando com a conquista brasileira!

Medalhas Individuais
Ao subir ao pódio no último domingo (12), em Londres, para receber a Medalha de Bronze no Pentatlo Moderno, a pernambucana Yane Marques, 28 anos, encerrou com chave de ouro a melhor participação da delegação de atletas-militares do Brasil nos Jogos Olímpicos.

Cinco medalhas individuais – uma de ouro e quatro de bronze – foram conquistadas pelos 51 atletas da Marinha e do Exército que participaram das competições na capital inglesa. 

Se fosse uma nação, a equipe militar ocuparia a 47ª posição no ranking do quadro de medalhas, a frente de países como Venezuela, Índia, Bélgica e Filândia.

Judô
A primeira medalha brasileira conquistada por atleta-militar veio com Felipe Kitadai, no primeiro dia de competição do Judô. Nascido em São Paulo, Kitadai conquistou Medalha de Bronze.

Naquele mesmo sábado, 28 de julho, a piauiense Sarah Menezes ganhou a Medalha de Ouro também no Judô. 

O desempenho brasileiro na modalidade repetiu-se com os gaúchos Mayara Aguiar e Rafael Silva, o Baby, que obtiveram suas Medalhas de Bronze.

Pentatlo moderno
Na última prova dos Jogos Olímpicos, a sargento do Exército Yane Marques confirmou a expectativa de medalha.
Terceira colocada no ranking mundial, a militar conquistou o bronze, com 5.340 pontos. Coube a Yane – que obteve a primeira medalha brasileira no Pentatlo Moderno, modalidade que completou 100 anos em Olimpíadas – botar no peito a 17ª medalha conquistada em Londres pelo Brasil. Assim, o país fechou a participação em Olimpíadas com a sua melhor marca.
A carreira da primeira medalhista brasileira na história do Pentatlo Moderno começou a mudar há cerca de três anos. Em 2009, Yane foi uma das primeiras atletas a integrarem o Exército, que na ocasião tinha o objetivo de formar uma equipe forte para os Jogos Mundiais Militares do Rio 2011.
Como sargento da instituição, a atleta passou a contar com estrutura e apoio financeiro, elementos fundamentais em um esporte caro como o Pentatlo, que envolve cinco modalidades, recorda o treinador dela, Alexandre França.
Yane Marques avisou antes de competir: "Subir ao pódio não será surpresa". Ontem, depois de dar 15 tiros e correr 3.000 m, cruzou a linha de chegada, caiu no chão e desabafou: "Consegui".
Yane agora é medalhista olímpica. Ela alcançou medalha de bronze com o melhor desempenho em esgrima de sua vida; fez a melhor marca no Nado; superou-se no Hipismo com um cavalo de idade avançada; e soube controlar seu ponto fraco: a chamada prova "combinada", que reúne Corrida e Tiro.
Nossos Parabéns a esses atletas militares vencedores e aos demais que, sabemos, esforçaram-se ao máximo mas tiveram suas conquistas adiadas. Afinal, a conquista por eles de 5 dos 14 prêmios individuais (ou em dupla) obtidos representa mais de 35% do resultado positivo total brasileiro nesses Jogos Olímpicos. 
Aos "famosos de sempre", que contam com o apoio de times de renome, patrocínio de empresas e divulgação na grande mídia, dedico o vídeo abaixo:

Fonte:  publicações diversas
.

Nenhum comentário: