sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Bandeira Nacional Nunca se Abate!!!

.
Depois do vexame a respeito da propaganda no uniforme da Força de Pacificação, alterando os Regulamento de Uniformes ao acrescentar o gorro azul com logotipos governamentais, agora abatem a Bandeira Nacional para dona Dilma ou Dilma(n)dona. 
147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo 
Um recado ao "cumpanhêru" comandante das forças navais bolivarianas da Petralhândia:
.
Vamos idolatrar a presidente, mas nem tanto a ponto de descumprir a Lei. 
A Bandeira Nacional nunca se abate!!!
.
Se, por acaso, ao Pavilhão da foto estava sendo imposta a condecoração da OMN, o procedimento correto é previsto na
Aprova o Regulamento de Continências,
Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial
Militar das Forças Armadas
.......................
Art. 197. A Bandeira Nacional, ao ser agraciada com a Ordem do Mérito, recebe a condecoração em solenidade, nos dias estabelecidos pelas respectivas Forças Singulares e o cerimonial obedece ao seguinte procedimento:
............................... 
IV - o Grão-Mestre, ou no seu impedimento o Chanceler da Ordem, é convidado a agraciar a Bandeira e, quando aquela autoridade estiver a cinco passos da Bandeira, o Comandante da Organização Militar abate espada, e o Porta-Bandeira dá ao pavilhão uma inclinação que permita a colocação da insígnia e, após a aposição da insígnia, o Comandante da Organização Militar e a Bandeira voltam à posição de "Ombro Arma", retiram-se do dispositivo e tem prosseguimento a solenidade. .....
Inclinação que permita a colocação da insígnia é diferente de "abater" o Pavilhão Nacional! 
Seria falta de instrução do Porta-Bandeira ou já se pode usar a expressão “tá tudo dominado mesmo”?
Fonte: adaptação de texto do Cel Cav R1 Jorge Alberto Forrer Garcia
Coronel da Reserva “das antiga”, ou seja, do tempo em que se liam
(e se faziam cumprir) os manuais e vade-mécuns.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro amigo é uma pena que os olhos de quem não raciociona veem. A bandeira Nacional não se abadeu diante da presidente Dilma, isso é um equivoco de muito mau gosto. Na verdade se trata de uma solenidade de condecoração, ou seja, você não vai querer que a presidente Dilma suba numa escadinha para poder colocar a comenda... ou vai? Eu mesmo como cadede conduzi a bandeira da Academia ao palácio do planalto onde ela recebeu tal honraria... Fico triste ao ver que tantos militares desconheçam o dia a dia da caser, muitos por ignorancia, outros porque estavam dentro dos gabinetes babando ovo, e outros tantos porque...

Existe 3 coisas que detesto:

- Político ladrão (entre eles lula, collor, malufe,...);
- Comunista (chico buarque, oscar miemeyer,...);
- e Injustiça (não podemos cair no mesmo erro da ditadura, condenar simplesmente por achar, sem fazer um estudo um detalhado, principalmente, quando vamos falar mau das pessoas, coisa comum aos militares...).

P.S. Se você olhar mais atentamnte vai ver que junto com a bandeira nacional havia outros estandartes e que a condecoração já está colocad perto da ponta da lança.

twr

GM Ferraz disse...

Ao leitor TWR que efetuou o comentário acima. Juntando sua observação do "PS" (a Condecoração já está colocada) com o item citado da legislação e o fato de que a Presidente aparenta estar recebendo a mesura de um cidadão colocado adiante da Bandeira Nacional, pode-se concluir que, não lestes a postagem com atenção. Quanto ao falar maL das pessoas, não creio que seja uma "coisa comum aos militares". Pelo menos não era nas Unidades onde servi por quase 37 anos de minha vida.

Unknown disse...

Aliás o camarada só consegui escrever errado.. nem parece que foi um Kadett kkkk