terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Brasil vai Ceder Helicópteros para Liberação de Reféns na Colômbia

17/02/2012 - 09h06
Brasília - O vice-ministro de Assuntos Políticos da Colômbia, Jorge Enrique Bedoya, anunciou que dois helicópteros brasileiros com uma tripulação de 15 pessoas serão utilizados na liberação de reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
Ainda não há uma data para a operação. O governo colombiano aguarda uma sinalização das FARC para poder organizar o resgate.
Bedoya fez o anúncio durante encontro preparatório para a reunião dos ministros da Defesa e Justiça da UNASUL, que acontece nos dias 3 e 4 de maio em Cartagena de Índias, Colômbia.
A participação do Brasil se dará apenas durante o processo de entrega dos reféns. O país não está autorizado pelo governo colombiano a fazer quaisquer gestões com as FARC.
Juan Manuel Santos também deixou claro que nenhum país ou organização poderá tratar de um processo de paz com a guerrilha. O presidente colombiano enfatizou que está é uma responsabilidade do seu governo.
Jorge Enrique Bedoya explicou ainda que a Colômbia quer a liberação dos reféns sem que haja um espetáculo midiático.
Além do Brasil, também o Comitê Internacional da Cruz Vermelha irá trabalhar na elaboração dos protocolos necessários para a liberação dos seqüestrados.
Uma reunião entre integrantes do governo colombiano, da Cruz Vermelha e do Brasil, deverá ser realizada nos próximos dias para organizar a operação.
Fonte:  InfoRel

Nenhum comentário: