domingo, 4 de dezembro de 2011

O Tigre - O Blindado Nazista Mais Temido

.
Um dos mais temidos Carros de Combate da II Guerra Mundial, o Tiger várias vezes combateu contra cinco, dez e até quinze blindados inimigos e saiu-se bem dos combates.
A designação oficial inicial alemã para essa arma móvel foi Panzerkampfwagen VI Ausfhrung H (abreviado PzKpfw VI Ausf. H - Ausfhrung é o termo alemão para "versão"), mais tarde, o blindado foi redesignado como Panzerkampfwagen VI Ausf-E, em março de 1943. O tanque também teve a designação de SdKfz 181.
O mecanismo da culatra e extração de seu canhão foram derivadas do famoso "88" alemão, arma antiaérea com dupla finalidade. O KWK 36 L/56 de 88 milímetros foi a arma variante escolhida para o Tiger e, juntamente com o KWK 43 L/71-88mm dos Tigres II, fizeram daqueles tanques as armas mais eficazes e temidas na 2ª GM.
O tiro de canhão do Tigre tinha uma trajetória muito estável e era extremamente preciso graças ao sistema de pontaria Zeiss TZF 9b. Na Inglaterra, em testes realizados na época da guerra eram considerados bons resultados cinco impactos sucessivos em um alvo medindo 16"x18" a uma distância de 1.200 metros. Foi noticiado que blindados Tigres teriam nocauteado tanques inimigos a distâncias superiores a uma milha (1.600 m), embora a maioria dos combates travados durante a 2ª GM tenham ocorrido em distâncias muito menores.
A produção do Tiger I começou em agosto de 1942, e foram construídos 1.355 deles até agosto de 1944, quando a produção cessou. A produção começou em uma taxa de 25 por mês e atingiu o pico em abril de 1944 quando atingiu 104 por mês. Ela atingiu o máximo de 671 em 1 de julho de 1944. 
De modo geral, demorava cerca de duas vezes mais tempo para construir um PzKpfw IV que outro tanque alemão do período. Quando começou a produção do melhor PzKw VI Ausf B Tiger II, em janeiro de 1944, o Tiger I foi logo eliminado
O T-34 soviético era equipado com canhão de 76,2 mm cujo tiro não podia penetrar a blindagem frontal do Tiger. 
Veja alguns filmetes mostrando o desempenho do Tiger alemão:





Fonte:  tradução livre de  Live Leak

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse supertanq alemão matou muitos russos, na Segunda Guerra! Sua performance em combate era muito boa!