quarta-feira, 25 de maio de 2011

Charles Fabiano da Silva - Um Herói Esquecido

No final de 1988, durante uma operação militar para a desocupação da Usina da Volta Redonda, tomada por operários em greve, três operários perderam a vida.
Um monumento foi erigido em sua homenagem em Volta Redonda. Este monumento foi destruído horas depois de sua inauguração por um atentado terrorista. 
O Brasil passava por período de campanha eleitoral para a primeira eleição direta para presidente depois de muitos anos. Luiz Inácio Lula da Silva se candidatava pela primeira vez a presidência da república.
No dia 25 de Maio de 1989 o soldado do Exército Charles Fabiano da Silva e um outro soldado trabalhavam como sentinelas na cidade de Volta Redonda. Charles era de Barra Mansa.
O dia 25 de maio não era o dia para Charles estar de serviço. Ele estava escalado para o sábado. Desejoso de ir ver a namorada no fim de semana, trocou a escala de serviço com um outro soldado.
Durante a noite Charles Fabiano e seu colega foram atacados por homens armados que pretendiam roubar suas armas. O colega de Charles abandonou sua arma e seu posto.
Charles não. Imbuído de seu dever e de sua honra lutou bravamente para preservar seu posto e seu armamento. Recebeu uma rajada de nove tiros, vindo a falecer durante a madrugada.
Um militar morto no cumprimento de seu dever. Hoje esquecido. Existe um monumento para operários que morreram lutando contra autoridades que buscavam fazer cumprir as leis e a constituição do Brasil.
Não existe nenhum monumento para Charles Fabiano Silva, morto covardemente, defendendo a lei e a ordem no Brasil.
Que país é este que homenageia aqueles que desafiam a lei e ignoram aqueles que cumprem o seu dever?
Nossa homenagem a mais este herói brasileiro que deu sua vida pela pátria e não tem o reconhecimento merecido de seus concidadãos.

4 comentários:

marino disse...

ha aqueles que se esquecen dos que com quem conviveram,mas charles era como um irmão pra mi,fizemos historia juntos e ele infelizmente virou noticia , me sinto envergonhado por ter pessoas que governan nosso pais em proveito proprio e se esquecem de quem realmente lutou por este pais chamado BRASIL cujo o qual ja defendi com muita honra e orgulho , então fação o mesmo pela familia deste heroi que foi CHARLES FABIANO hoje esquecido vamos reviver a memoria dele e desta historia ass:marino sd:846 cia de apoio.TRABALHO,DICIPLINA E COESÃO era o lema do 22°bimts

Anônimo disse...

Soldado herói, morreu defendendo a pátria!

Anônimo disse...

Eu e Fabiano eramos do Pelotão de Apoio da 1ª CIA de fusileiros em 1989. O comandante do pelotão era o sargento Martins. Foi uma tristeza para todos, ficamos segundo a segundo acompanhando o drama que se passava no hospital, ele lutando pra viver...mas não resistiu aos ferimentos. Fabiano era uma pessoa sem igual...sempre brincando com todo mundo, pessoa boa, deixou o batalhão abalado.

Anônimo disse...

Prezado Sr. Cucaracha,

fiquei muito emocionado com sua postagem.

Fui comandante de um pelotão do 22 BI em 1988, pouco antes do assassinato, do qual também fazia parte o querido soldado Fabiano.

Este pelotão atuou desde o primeiro dia na greve de novembro de 1988 na CSN.

Sd. Fabiano ocupava a função de cabo cerra-fila, pois já possuía o curso de cabo e aguardava a promoção.

quando ele foi assassinado eu estava servindo no 26 BI Pqdt, no Rio de Janeiro.

Não pude ir ao enterro, mas meu pai me obrigou a trocar minha colt 9mm de 7 tiros por uma Taurus PT 57 c, de 13 tiros.

ele achava que os terroristas podiam vir contra qualquer um de nos que atuou na CSN.

Obrigado por esta singela homenagem ao Fabiano.

Tenente Medici, fui oficial temporário de infantaria Paraquedista

antonio_medici@hotmail.com