domingo, 27 de março de 2011

Obama e a Tenda à Prova de Escuta em Hotel no Rio

Foto: Casa Branca/Governo dos EUA/foto: Pete Souza
A Casa Branca divulgou uma foto de uma tenda à prova de escuta que o presidente americano, Barack Obama, usou quando esteve no Brasil para manter discussões seguras com seus auxiliares sobre a operação militar na Líbia.
Segundo o correspondente da BBC em Washington Rajini Vaidyanathan, esta foi uma das raras ocasiões em que o governo dos EUA divulgou imagens de uma dessas tendas, instalações para troca de informação confidencial batizadas de Sensitive Compartmented Information Facility (SCIF, na sigla em inglês).
As SCIFs são tidas como os locais mais seguros do mundo para se manter conversações à distância; elas são à prova de grampos e de som e são protegidas contra a ação de hackers.
A foto divulgada pela Casa Branca mostra Obama ao telefone, ao lado do conselheiro de segurança do governo americano, Tom Donilon, à direita e o chefe de Gabinete da Casa Branca, Bill Daley, à esquerda.
Anel
Segundo o governo dos EUA, eles mantinham uma conferência com a secretária de Estado do país, Hillary Clinton e o secretário de Defesa, Robert Gates, entre outros, de dentro de seu quarto de hotel, no Rio de Janeiro. É possível ver o carpete estampado do hotel.
As SCIFs formam uma espécie de anel de ondas eletrônicas que impede que sinais entrem ou saiam da tenda, exceto as comunicações criptografadas enviadas por uma linha segura via satélite.
Para entrar em uma SCIF, é necessária uma combinação de senhas, crachás e dados biométricos. Tais tendas são sempre transportadas durante as viagens presidenciais e vem se tornando, com o tempo, cada vez menores e mais portáteis.
Fonte:  BBC/Brasil
COMENTO:  sem fazer juízo de valor, mas tente imaginar o que pensaria um funcionário do hotel ao ver uma "barraca" dessas montadas na sala de um dos apartamentos.  Não posso afirmar que exista alguma similaridade nos equipamentos, mas o antigo líder líbio e atual ditador árabe em rota de queda livre, Muammar Kadaffi sempre foi considerado excêntrico, atualmente maluco, por permanecer alojado em uma "tenda" instalada nos jardins de onde se hospedava.  Há quanto tempo será que existem essas tais de SCIF?  Será que só o Hussein norteamericano as possui?  Será que o "irmão, camarada e grande líder" do pinguço brasileiro já não possui alguma coisa similar há bastante tempo?  Grana para equipamento não é problema para o ex grande condutor do povo, atualmente adjetivado como bandido sanguinário, terrorista, criminoso, genocida, ........
.

Nenhum comentário: