sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Até Quando?

por Luiz Carlos Braga de Araújo(*)
Dentre as categorias funcionais que ainda detém um alto grau de respeito e credibilidade perante a nossa sociedade estão os Militares das Forças Armadas.
No entanto, se fizermos uma avaliação do descaso com que os nossos governantes e até mesmo a própria sociedade tratam essa Instituição, nos leva a crer que de uns tempos para cá, o Brasil mergulhou num abismo de insensatez e incoerência.
Infelizmente, temos que admitir que essa vertiginosa queda do país se dá em razão da acentuada perda dos valores éticos e morais, da sua precária identidade como nação, da falta de honestidade de propósitos dos governantes, da total falta de seriedade com a coisa pública, da insistência de alguns em querer ignorar a nossa história de lutas por uma sociedade mais justa e fraterna.
Enfim, o que observamos é uma letargia coletiva e passiva, especialmente no que tange ao reconhecimento do valor desses homens e mulheres que integram as Forças Armadas Brasileiras.
Este comportamento é de difícil entendimento, apesar de tudo quanto a mídia tem noticiado, relativamente ao efetivo engajamento social e humanitário dessa categoria, haja vista a sua prestimosa e constante colaboração, na solução ou minimização de todos os grandes problemas vividos no país ultimamente, senão vejamos:
 Aconteceu um desastre aéreo nas matas. Chamem os Militares!
 Aeronave explodiu no Oceano Atântico. Chamem os Militares!
 Houve uma catástrofe ecológica. Chamem os Militares!
 O crime organizado tomou conta das cidades. Chamem os Militares!
 A situação do tráfego aéreo está caótica. Chamem os Militares!
 As fronteiras do país estão sendo ameaçadas. Chamem os Militares!
 Está faltando água no nordeste. Chamem os Militares!
 Precisamos construir estradas de boa qualidade. Chamem os Militares!
 As eleições na pequenas cidades necessitam de segurança. Chamem os Militares!
 A Polícia no Estado tal entrou em greve. Chamem os Militares!
— Foi decretada Calamidade Pública. Chamem os Militares!
Sempre foi assim e sempre será. Como disse certa vez o General Heleno:  “O Exército Brasileiro é uma Instituição voltada para os interesses do povo e não de governantes”.
A história recente nos mostra que até fora das suas atribuições constitucionais as Forças Armadas têm sido utilizadas de forma decisiva, como o caso da retomada do Complexo do Alemão.
Ora, se todos estes argumentos não bastassem, o que mais seria necessário para convencer aos que hoje detém o poder da nação de que os salários pagos aos militares está beirando ao deboche em comparação com outras categorias funcionais que nem de longe prestam tantos e tantos serviços a sociedade brasileira.
Já passou da hora e muito, dos atuais governantes entenderem que os tempos mudaram, que os ranços do passado não têm qualquer fundamento nem relação com o momento presente, que o mundo vive uma outra era, que ideologias retrógradas e ultrapassadas não podem mais conviver com a modernidade da globalização, enfim, por tudo isso e muito mais, remunerem de forma decente as Forças Armadas brasileiras, que sempre estão a postos e a tudo dizem: Presente!  Simplesmente por Amor à Pátria e aos seus Irmãos Brasileiros.
(*) militar reformado e 
colaborador do Blog Ponto de Vista
 Fonte:  Blog do Montedo

Nenhum comentário: