quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estupidamente Incorreto

Nelson Motta*
A estupidez humana não conhece limites, principalmente quando acredita estar agindo em nome de Deus ou “fazendo o bem”. Além de tentar controlar e censurar a liberdade de opinião, o politicamente correto agora quer reescrever a História.
Nos Estados Unidos, “Huckleberry Finn”, de Mark Twain, um clássico da literatura americana, foi banido em muitas escolas, sob a acusação de racismo. Porque no livro, que se passa no século 19, os negros são chamados de “nigger”, um pejorativo pior do que “crioulo”. Por ironia, os negros americanos modernos resgataram criticamente a palavra maldita e se tratam entre si pelo vocativo “nigga”, um equivalente afetuoso de “negão”. Garotos negros e brancos continuam se encantando com os livros de Mark Twain. E o racismo é história.
No Brasil, macaqueando o gringo, querem banir das escolas o clássico infantil “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, por suposto conteúdo racista, ao comparar Tia Nastácia a uma macaca quando ela trepa agilmente em uma árvore fugindo de uma onça. Numa edição mais correta, Tia Nastácia deveria ser comida pela onça. E não haveria nenhuma caçada, porque a onça é um animal em extinção e a simples ideia de caçá-la é intolerável em “um mundo melhor”.
Tia Nastácia foi um dos grandes amores de minha infância e de todos que leram os livros de Monteiro Lobato. Era carinhosa, sabida, engraçada, popular, uma queridona. A cor de sua pele sempre foi um detalhe e só serviu para me incutir a ideia de que gente de qualquer cor poderia ser adorável. Ou detestável. Foi uma vigorosa contribuição contra os preconceitos e a intolerância.
Graças ao amor e à sabedoria de uma velha caipira e uma negra analfabeta, Pedrinho, Narizinho e várias gerações de brasileiros receberam uma rica educação, baseada na cultura e na aventura, na liberdade e na alegria. Com impecável ética pessoal, Dona Benta e Tia Nastácia, além de divertir e ensinar, passavam às crianças valores universais.
Mais correto seria adotar em todas as escolas brasileiras o “Guia politicamente incorreto da História do Brasil”, de Leandro Narloch. Para educar os educadores.
* Nelson Motta é jornalista, produtor cultural

Nenhum comentário: