quinta-feira, 21 de outubro de 2010

33 Mineiros Presos Numa Mina de Carvão, no RS

.
Era uma vez, um grupo de 33 mineiros brasileiros que ficou preso em Minas do Butiá (RS), em uma mina de carvão a 700 metros de profundidade.
1) O Governo Brasileiro cria uma comissão supra-partidária para iniciar o resgate, incluindo 52 membros da situação e 2 da oposição.  Cada membro com direito a 5 assessores e dois secretários. Os trabalhos atrasaram três meses, porque não houve acordo para nomear o presidente da comissão.
2) Como as despesas não estavam previstas no orçamento, o Governo criou uma CPMF (Contribuição Provisória para Mineiros F...) com vigência até 2020.
3) O Chile ofereceu-se para emprestar os equipamentos utilizados no salvamento daquele pais, mas a carga ficou retida na alfândega brasileira por mais de três meses. O chefe da fiscalização somente os liberou após o pagamento de uma tarifa de importação e mais um PF (Por Fora) para si próprio.
4) Depois, os equipamentos ficaram parados na estrada brasileira por quase dois meses, pois o MST havia feito uma invasão e bloqueado a rodovia (para ficar politicamente correto, pode trocar por uma ponte que caiu).
5) A embaixada brasileira em Santiago demorou dois meses para conceder visto especial de entrada aos chilenos operadores do guindaste e da cápsula de salvamento, pois eles não eram turistas e sim estrangeiros com atividade profissional.
6) Quando finalmente tudo foi “regularizado”, o Sindicato Brasileiro dos Operadores de Máquinas entrou na Justiça com uma liminar proibindo o trabalho dos chilenos, pois eles não eram sindicalizados no Brasil.
7) Como a Justiça brasileira é bastante ágil, a liminar foi "prontamente" derrubada em seis meses e não foi permitido o trabalho dos chilenos pois o visto dos mesmos havia vencido.
8) Quando o guindaste desce a cápsula de salvamento, o cabo de aço se rompeu, pois haviam comprado um cabo de uma sucateira embora a preço de ouro.
9) Criou-se uma CPI para levantar as responsabilidades. Depois de quatro meses de discussão, acabou sendo arquivada pelo Conselho de Ética do Senado, pois havia enviado a questão para o STF opinar que, depois de oito meses, disse que não tinha competência para tal.
10) Para dia do salvamento foi montado um palanque para os discursos de saudação ao mineiro resgatado, mas na véspera o palanque desabou e então tiveram de adiar o salvamento por uma semana. Finalmente ele é resgatado e Lula inicia: “Nunca antes neste país...”
11) Finalmente, depois de dois anos e meio, chegou o dia do primeiro resgate.  SURPRESA!!!! O resgatado era um único que ficou preso na mina, pois os outros 32 eram funcionários “fantasmas” da estatal que explorava a mina e nunca tinham entrado nela.
12) O primeiro pedido do resgatado foi para ler um jornal, pois queria se atualizar.  Todavia quando ele lê a manchete "Dilma está à frente nas prévias", pede para ser devolvido às profundezas da mina...
PS: No final, durante as tentativas de convencer o funcionário a sair do buraco,  descobriram que havia um outro mineiro esquecido no fundo do poço. Era o Atlético...
Fonte:  recebido por correio eletrônico

Nenhum comentário: