domingo, 11 de julho de 2010

Ataque Submarino da Coréia do Norte Pode Iniciar Conflito

Torpedo norte-coreano
afundou nave sul-coreana
Relatório da inteligência americana aponta que o ditador comunista da Coréia do Norte Kim Jong-il, deu a autorização para o ataque que resultou no afundamento da corveta “Cheonan” sul-coreana, informou o “The New York Times”.
No afundamento morreram 46 marinheiros da Coréia do Sul.
O casco da belonave foi recuperado, sendo possível identificar até os restos do torpedo utilizado pelo submarino comunista.
Nave sul-coreana
foi recuperada

Foi o incidente mais mortífero desde a Guerra de 1950-1953, e gerou forte tensão internacional.

Medidas diplomáticas e condenações da ONU seguiram-se após a comprovação do crime.
Porém há poucas chances de que produzam qualquer resultado, pois o Ocidente teme incomodar a China, verdadeiro sustentáculo da ditadura marxista.
Kim Jong-il recebe
o premiê chinês 

Wen Jiabao
A visita de Kim à “Unidade 586”, que teve papel crucial no ataque, “teve todas as características de uma congratulação pelo serviço feito, observou Jonathan Pollack, professor no Naval War College dos EUA e especialista no militarismo da Coréia do Norte.
Para Victor Cha, especialista do Center for Strategic and International Studies de Washington, provocações do gênero são procuradas pelo ditador com a finalidade de reforçar sua credibilidade interna.
O procedimento é típico de ditadores que passam apertos. A experiência histórica aponta que casos desses podem subitamente dividir o mundo e precipitá-lo numa guerra de uma extensão inimaginável.
Nesse caso, de que lado ficaria o Brasil, já tão próximo do Irã, aliado muito próximo da Coréia do Norte?

Nenhum comentário: