quinta-feira, 20 de maio de 2010

Marinha de guerra chinesa perturba mares conflitivos

Marinha chinesa intensifica presença em águas conflitivas
Segundo o “The New York Times”, a Marinha de guerra chinesa está expandindo sua presença em mares estratégicos, desafiando a hegemonia da marinha americana.
A China comunista alega se tratar de medidas de defesa em alto mar. Porém na prática está se instalando em águas altamente conflitivas, como as do Golfo Pérsico, que pouco têm a ver com sua defesa, mas sim com um plano de expansão e de hegemonia planetária.
Em março, dois modernos navios de guerra chineses ancoraram pela primeira vez em Abu Dhabi, no Golfo Pérsico.
Pequim fez saber privadamente a altos oficiais americanos que não quer mais a presença deles no Mar da China onde o regime marxista mantém tensas relações com Taiwan.
Nave de guerra chinesa ancorada em Nova Zelandia
Para o jornal americano, a China acalenta “intenções agressivas” em relação aos EUA e outros países.
O almirante Robert F. Willard, chefe do comando naval americano no Pacífico declarou ante o Congresso em Washington que os recentes desenvolvimentos navais chineses atingiram um patamar “muito alarmante.
"A China testou mísseis mar-mar de longo alcance, desenvolve um porta-aviões e uma sofisticada frota de submarinos destinados a agir nas áreas mais conflitivas dos mares asiáticos."
A modernização naval da China aparece como concebida para desafiar nossa liberdade de ação na região,” acrescentou.
Manobras frente a Taiwan
As Filipinas e o Japão são dois dos países vizinhos visados pelo expansionismo maoista.
O ministro da defesa japonês Toshimi Kitazawa denunciou em abril manobras intimidatórias de frotas chinesas perto demais do Japão. As naves de guerra chinesas praticaram manobras provocatórias contra os navios japoneses enviados para garantir as fronteiras.
Em Washington, Lee Kuan Yew, ex-chefe de governo de Singapura pediu que os EUA mantenham sua presença na região pois está altamente preocupado com o expansionismo naval de Pequim.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá muito bem estruturado post , gostei muito, talvez poderiamos fcar amigos de blog :) lol!
Tirando as piadas o meu nome é Paulo, e como tu publico na internet se bem que o tema do meu blog é bastante distinto de este....
Eu faço blogs de poker sobre dinheiro grátis para jogar poker sem teres de por do teu bolso......
Apreciei bastante aquilo li aqui!