segunda-feira, 31 de maio de 2010

Eleições na Colômbia - Resultado do 1º Turno

por Graça Salgueiro
Com 98,88% das urnas apuradas já se pode dar o resultado como definido, onde Juan Manuel Santos alcançou 46.57%, mais de 50% de seu principal contendor, Antanas Mockus que obteve até o momento 21,47%.
Santos conseguiu obter mais votos neste primeiro turno do que o presidente Uribe em 2002 e parece que isto está incomodando muito aqueles que prediziam um “empate técnico” entre os dois candidatos.
..........................................
Muita gente deve estar chorando agora, como Chávez, por exemplo, e de nada adiantou as FARC primeiro emitirem um boletim conclamando a população a boicotar as eleições e depois fazendo descarada campanha para Mockus porque os colombianos não acreditam mais em cantos de sereia e sabem perfeitamente bem que terrorismo não se combate com “girassóis”.
A festa ainda não acabou e o Notalatina seguirá com os boletins informando as últimas notícias deste grande acontecimento. Fiquem com Deus e até já!
Fonte: Notalatina
COMENTO: leia o texto completo na fonte. Segundo o Coturno Noturno, "'O Estadão' está publicando uma mentira na sua cobertura às eleições colombianas. A abstenção de 51% está abaixo da média histórica, pois o voto não é obrigatório no país. Na eleição que reconduziu Uribe, em 2006, 55% dos colombianos se abstiveram. Em 2002, a abstenção foi de 54%. Em 1994, em plena crise com a guerrilha, a abstenção chegou a ser de 66%. A notícia do 'Estadão' é o esforço da mídia esquerdista tentando justificar o fracasso do seu candidato." (Grifo meu)

Nenhum comentário: