sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Força Comandos 2009

.

O Exercício Força Comandos foi criado pelo Comando Sul do Exército dos Estados Unidos (EUA) no ano de 2004, tendo por objetivo aumentar a cooperação regional e multinacional, a confiança mútua, bem como melhorar o adestramento das forças especiais do continente americano.
O Exercício é composto por duas atividades principais: a competição propriamente dita e um seminário estratégico, do qual participam autoridades dos Ministérios de Defesa e Comandantes de Operações Especiais de cada país participante.
A competição militar desenvolve-se em vários eventos baseados em técnicas e táticas de forças especiais mais comumente empregados em cada um dos países participantes. A primeira edição do “Força Comandos” ocorreu em 2004, em El Salvador, tendo como participantes treze países.
No ano seguinte, o Chile sediou o exercício, com quinze países; em 2006 o Paraguai, com dezesseis países; em 2007 Honduras, com dezoito países; e em 2008 os EUA, com a participação de dezessete países.
Neste ano, o Brasil aceitou o convite para sediar a 6ª edição do exercício, que ocorreu no período de 15 a 26 de junho em Goiânia – GO, contando com representações de 21 países.
Ao final da competição, a equipe brasileira sagrou-se vencedora, tendo os militares do Equador obtido o segundo lugar, e os Comandos da Colômbia ficado na terceira posição.
Lamentavelmente, só agora consegui o vídeo relativo a essa competição e, assim, publico-o, já que para a "grande imprensa" isto não é assunto interessante.

Nenhum comentário: