quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Propaganda do Ano!!


A Unimed Porto Alegre decidiu fazer uma provocação que inquietou os fumantes abordados pela ação, justamente no Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de Agosto.
Durante uma semana, atores circularam pela capital gaúcha pedindo cigarro, reproduzindo uma cena típica das grandes metrópoles.
Os tabagistas que cediam seus preciosos cigarros eram surpreendidos por um desfecho inesperado.

Fonte: YouTube
COMENTO: sou fumante moderado. Sei que é um mau hábito mas defendo meu direito de "morrer aos poucos" enquanto não mudar de idéia. Não gosto de "patrulhamento" e acho que os mais chatos anti tabagistas são ex-fumantes que agem como grandes pecadores convertidos ao evangelho e que pretendem "garantir sua salvação" conquistando outros adeptos à sua crença. Por outro lado, sou um apreciador de propagandas inteligentes (e temos excelentes campanhas feitas por empresas brasileiras) assim como me sinto ofendido quando assisto anúncios mal feitos, baseados em gritaria e sons estridentes (Casas Bahia, por exemplo) ou que nos esgotam a paciência (vide Polishopping ou inserções dos patifes, digo, partidos políticos). Porém, não há como não apreciar uma campanha como a do vídeo acima. Não sou associado à empresa, vou continuar fumando, mas me rendo ao bom gosto da campanha. Muito bem bolada! As campanhas "institucionais", pagas com o nosso rico dinheirinho, poderiam — pelo menos — ser assim.

Nenhum comentário: