terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dilma Rousseff, a Malabarista

*

Em antecipada campanha eleitoreira, Dilma Rousseff vai assumir, como sua tarefa principal, o projeto do trem-bala Rio/SP. (informação no Panorama Político de hoje n'O Globo).
Mas, com trem-bala ou sem trem-bala, Dilma vai precisar de muito malabarismo caso se confirme a candidatura de Marina Silva à Presidência da República. A ex-terrorista já demonstrou que a mentira também é seu forte. Nega comprovado envolvimento nos assaltos da Var-Palmares, seu currículo era inverídico e vai por aí a fora.
E agora vem mais uma. Segundo Lina Maria Vieira, ex-secretária da Receita Federal, Dilma teria pedido a ela rapidez nas investigações contra as empresas de Sarney. Dilma desmente e Luís Inácio também nega, embora admita que nem conversou com ela sobre o assunto. Isso me fez lembrar o caso de Roberto Jefferson, que divulgou o caso do mensalão, mas antes nosso presiMente havia jurado que daria a ele um cheque em branco.
Até prova em contrário, basta analisar o histórico de Lina Maria Vieira e de Dilma Rousseff para responder à pergunta: QUAL DAS DUAS MERECE MAIS CREDIBILIDADE ?
Para fazer apenas um comparação, basta ler a biografia de Lina Maria Vieira, pois a de Dilma já é bastante conhecida.
Lina é advogada e funcionária pública. Foi secretária da Fazenda duas vezes no Rio Grande Sul. Em 10 de junho de 2009 foi condecorada pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte como cidadã potiguar. Foi a primeira mulher a se tornar secretária da Receita Federal do Brasil, tomando posse no cargo em 31 de julho de 2008 e exonerada oficialmente em 17 de julho de 2009. Foi a que ficou menos tempo no cargo: apenas 11 meses. Funcionária de carreira desde 1976, é formada em advocacia em 1974 pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, em São Paulo, e pós-graduada em direito tributário na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.
A exoneração de Lina Vieira da receita foi polêmica. As alegações iniciais de que um dos motivos da demissão era a queda na arrecadação na receita, foram desmentidas pelo próprio ministro Guido Mantega, e os motivos de que a saída da secretária tenha relação com a multa aplicada por ela a Petrobras pois a estatal conseguira, por meio de um artifício fiscal, compensar mais de R$ 4 bilhões em impostos devidos em 2008 foi desmentido pelo próprio presidente Lula. A grande imprensa criticou a demissão visto que foi supostamente por "fazer o certo", por uma questão de "honestidade" e os superintendentes da Receita ameaçaram sair em solidariedade a ela. Sua receita foi rígida com grandes empresas (com atuação inclusive dentro do próprio governo, o que causou um desgaste interno da sua imagem pública. Para o governo, Lina Vieira perdeu a Receita por incompetência. Para a oposição, foi jogo político. Já Lina, atribui sua queda a interesses contrariados no governo, no Congresso e nas empresas.
Fonte: A Casa da Mãe Joana
COMENTO: O lançamento de Marina Silva está me parecendo mais uma reação dos petralhas históricos à Dilma Roubeff, do que uma esperança de uma candidatura bem sucedida. A bem da verdade, não conheço nenhuma mácula moral contra a senadora acreana, mas é só uma questão de tempo, afinal, com a má companhia dos "cumpanhêros", não pode ter saído incólume. Se a candidatura realmente for lançada, a tchurma do "Zé Caroço" logo fará surgir algum deslize, mesmo que falso. É só esperar!  Quanto à Sra Lina, somente o fato de terem sido "desmentidas" por Luis Inácio, faz com que tenham credibilidade as versões de que a demissão da funcionária se deve à multa aplicada na PT-roubás e que tenha, efetivamente ocorrido pressão para aliviar a família Sarney. Gentalha sem vergonha!


Nenhum comentário: