terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dia do Soldado

Por Cel Hiram Reis e Silva, 25 de Agosto de 2009
"Ser soldado é uma profissão de fé. A grande maioria dos militares, quando ingressa na carreira, não é levada por nenhum outro motivo que não o de servir à pátria. Os vínculos que os prendem ao seu país e à sua gente são de tamanha profundidade que, para eles, o ato de ser soldado vai muito além de simplesmente vestir uma farda e cumprir com as obrigações decorrentes da vida na caserna. O soldado tem no seu elenco de valores um profundo sentimento de interação com a pátria, que é essencialmente dinâmico e começa no compromisso de colocar todo seu potencial intelectual e físico inteiramente ao serviço dela, culminando com o juramento solene de defendê-la com o sacrifício da própria vida”.
(Gen Bda R1 Flávio Oscar Maurer)
25 de agosto é o dia consagrado ao soldado brasileiro, o cidadão fardado, cuja nobre missão é a defesa da pátria e das instituições nacionais. A escolha do dia 25 de agosto como Dia do Soldado foi uma justa homenagem ao maior soldado-estadista do nosso país, Luiz Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias que, em 1803, nascia na cidade de Estrela, no Estado do Rio de Janeiro. Não poderia deixar de neste dia, em homenagem aos irmãos de armas, rememorar, um artigo que publiquei, no dia 11 de maio do ano passado, e que deve, por sua atualidade, mais que nunca, ser relembrado.

- Carta de Julia Lopes de Almeida, a um soldado brasileiro:
“Até há dias, tu eras um brasileiro apenas. Hoje és um ‘soldado brasileiro’. Perante Deus, que lê na minha alma e conhece as minhas ações, posso erguer minha humilde cabeça, convicta de que cumpri o meu dever de brasileira, criando-te em condições de fazer de ti um patriota. Esse amor que deves à tua Pátria, meu filho, deve ser, tem de ser semelhante, na capacidade de sacrifício e abnegação, ao amor que tenho por ti. O amor patriótico só é comparável ao amor maternal.
Cada fraca mulher está pronta a dar a vida por seu filho; cada homem deve estar sempre preparado para dar a vida pela sua Pátria. A nenhum outro amor ele pode comparar-se porque todos os amores estão na dependência da inconstância, do capricho, do prazer, do ciúme. Porém, o amor da Pátria não conhece restrições, não admite fadiga e se sobrepõe a todas as considerações do egoísmo e dos baixos instintos humanos. Ama tua Pátria sobre todas as coisas, pois que nada serias mais do que um pária, se a Pátria não fizesse de ti um cidadão, se ela não te houvesse concedido, na comunidade humana, o nobre direito de ser alguém sobre a terra e se não tivesse te dado a família imensa e poderosa dos teus concidadãos. Para ser um digno soldado, não basta, porém, que a tua coragem e a tua dedicação estejam incondicionalmente ao serviço do nosso querido Brasil, que foi o nosso berço e que, espero de Deus, abrigará os nossos restos mortais, para serem dissolvidos e integrados na beleza da terra brasileira. Não, meu filho; não basta coragem, não basta o amor. É preciso, também, que, sendo tu um soldado, tenhas o culto apaixonado da honra, a consciência imaculada e que professes a religião varonil do cavalheirismo. Não abuse da tua força contra os fracos. Não desampares nunca a inocência.
Assim serás o digno soldado de uma pátria magnânima, que nunca fez guerra senão para desafrontar sua dignidade. Durante vinte anos, tu te curvaste reverente diante de mim, beijando a mão que te acariciou e te guiou. Hoje sou eu que me inclino, respeitosamente diante de ti,porque tu és um SOLDADO BRASILEIRO, porque tu representas uma partícula da Pátria, da sua coragem, da sua honra e da sua força."
Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)
Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br
E-mail: hiramrs@terra.com.br
Recebido por correio eletrônico

Nenhum comentário: