quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Champinha em Liberdade... Eu Sou Otário Mesmo

.
O Caso Liana Friedenbach e Felipe Caffé foi um crime ocorrido em Embu-Guaçu, interior de São Paulo, no dia 5 de novembro de 2003, e que causou profunda indignação na sociedade brasileira, e reacendeu o debate a respeito da maioridade penal no Brasil. O crime consistiu no assassinato do jovem Felipe Silva Caffé (19 anos) e da menor Liana Bei Friedenbach (16) por Paulo César da Silva Marques, o "Pernambuco", e pelo menor infrator conhecido como "Champinha", além do estupro e tortura desta última por ambos os criminosos.
Felipe Café e Liana Friedenbach
... "Champinha" foi internado na Febem e lá permaneceu até dezembro de 2006 pois, ao completar 21 anos, não poderia permanecer em local de internação de menores, segundo a lei brasileira. Enquanto esteve internado, "Champinha" transitou constantemente entre diversas unidades da Febem. Com a integridade física ameaçada por outros internos, o rodízio teve o propósito de preservar a vida do menor. Sua última internação foi na unidade Raposo Tavares.
Um laudo elaborado por psiquiatras da Febem chegou a afirmar que seu comportamento era exemplar. Os peritos disseram que ele era um dos melhores alunos nas aulas de artesanato; apresentava avanços nas aulas de matemática e, sendo rapaz educado, nunca se meteu em confusões. Concluíram que apresentava apenas um retardamento mental moderado e que foi coagido a cometer os assassinatos.
Condenado a 110 anos e 18 dias de prisão em regime fechado, Paulo César da Silva Marques, 36, conhecido como Pernambuco, decidiu não recorrer da sentença; foi considerado culpado pelo assassinato e seqüestro dos casal de namorados.
O juiz da Vara da Infância e da Juventude não aceitou o laudo da Febem e determinou que outro fosse feito por psiquiatras forenses do Instituto Médico-Legal. Este laudo chegou a uma conclusão bem diferenciada do primeiro.
De acordo com os especialistas do IML, "Champinha" revelava uma personalidade de grande periculosidade agindo por impulso sendo portanto incapaz de conviver em sociedade. Quando este laudo foi publicado, os psiquiatras da Febem justificaram o laudo anterior, alegando que ignoravam crimes cometidos por "Champinha" anteriormente ao assassinado de Liana e Filipe, e o fato de ter sido provada inocência de "Pernambuco", antes apontado como a pessoa que havia coagido o menor a praticar os crimes. Ao acatar as conclusões do laudo do IML, o juiz ordenou a internação de "Champinha", por tempo indeterminado, na clínica psiquiátrica do Hospital de Tratamento e Custódia, na cidade de São Paulo.
Em 2009, os advogados da ONG Associação Beneficente Santa Fé, que recebe recursos do governo federal, deram entrada ao pedido de liberdade de Champinha que se encontra numa casa de tratamento para doentes psiquiátricos. Laudos de psicólogos afirmam que ele representa um risco para a sociedade. Porém, a ONG que promove os direitos do menor e adolescente (Champinha tinha 16 anos quando cometeu o crime) diz que ele não pode permanecer preso porque não foi condenado e isso fere o Estatuto da Criança e do Adolescente. (Fonte Wikipedia)
Esse é o coitado do "Champinha"
"Eu so posso ser otário mesmo, essa ONG recebe recursos do governo federal isso significa que o imposto que eu pago ta financiando isso. Onde vamos parar? Com tantas crianças jogadas na rua e essa dita ONG se preocupa com um assassino, e outra, hoje o "Champinha" tem 22 anos, o que essa ONG tem haver com isso? PQP agora vejo que os impostos que eu pago estão sendo bem usados."
Leia o texto completo clicando no enlace junto à Fonte.
COMENTO: de acordo com a rede Bandeirantes, o Ministério Público irá investigar o convênio da ONG Cedeca (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Interlagos com a prefeitura de São Paulo e o governo federal. A entidade paga com recursos públicos o advogado de Roberto Aparecido Alves Cardoso, 22, o Champinha.
Repetindo o que escreveu Janer Cristaldo, Ou seja, agora, além de financiarmos cartões de crédito corporativos dos petralhas, seringas para viciados, silicone e gel lubrificante para homossexuais, estamos financiando compulsoriamente os shows da Máfia do Dendê. Mais as mordomias da sobrinha e da neta do José Sarney, os passeios de Pedro Simon com sua mulher por Paris, os turismos de Eduardo Suplicy com sua amante pela China, as visitas de Fernando Gabeira à sua filha no Exterior, os estudos de teatro de um efebo do senador Arthur Virgílio na Espanha e passeios outros de nossos representantes no Congresso. Temos que acrescentar o telefone celular da filha do Tião e o advogado do Champinha! É pouco??

14 comentários:

Anônimo disse...

VAMOS FAZER UMA CORRENTE PARA QUE A POLICIA INVESTIGUE E FECHE A ONG CEDECA - INTERLAGOS QUE DEFENDE O CRIMINOSO CHAMPINHA.

CARLOS ANDRADA

Carta Aberta do CEDECA Interlagos disse...

Carta Aberta

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Interlagos (CEDECA Interlagos) é uma organização não-governamental que atua na região extremo sul de São Paulo há dez anos. Faz parte de uma Associação de Centros de Defesa com mais de trinta organizações espalhadas pelo país, todas elas atuando na defesa incondicional dos direitos humanos das pessoas que, dentre outros motivos, nem sempre conseguem acessar as Defensorias Públicas que devem ser oferecidas pelo Estado.

Vimos por meio desta nos manifestar publicamente acerca das reportagens veiculadas em programas de televisão das emissoras Bandeirantes e SBT, nos dias 26 e 27 de agosto, com alcance nacional. As reportagens acusam este Centro de Defesa de utilizar de forma equivocada recursos públicos, acusação esta sem fundamentação válida, uma vez que apresentamos de modo bastante transparente e assertivo a destinação dos recursos conveniados aos órgãos competentes. Em nenhum momento, tais recursos mencionados pelas reportagens foram destinados a outros fins que não para as atividades finalísticas planejadas nos projetos de convênio com as instituições governamentais, conforme a própria emissora Bandeirantes destaca e confirma no sítio eletrônico do CEDECA Interlagos.

O CEDECA Interlagos tem uma ação sólida e coerente pela efetivação de direitos humanos de crianças e adolescentes com mobilização, defesa e participação popular numa luta cotidiana pela cessação de violações de direitos que acometem a infância e adolescência neste país, seja no panorama da educação, da violência doméstica, da moradia, da exploração sexual, como no trato e manutenção de adolescentes internados.

Em relação à defesa processual, durante os mais de três anos em que o jovem esteve internado na FEBEM/Fundação CASA, sua defesa foi realizada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Quando do surgimento do processo de internação hospitalar – pelo qual responde atualmente – a Defensoria Pública entrou em contato com o CEDECA Interlagos solicitando que assumíssemos a defesa. A defesa do jovem referido nas reportagens foi iniciada pelo CEDECA Interlagos, quando ele ainda possuía menos de 21 anos de idade, especialmente em razão de sua trajetória no sistema sócio-educativo. É importante ressaltar que o processo judicial em questão está sob segredo de justiça. Qualquer informação a esse respeito não pode ser veiculada.

Resta esclarecer, por fim, que toda pessoa tem direito de defesa garantido pela Constituição Federal. Isto é princípio deste Centro de Defesa e de qualquer outra instituição de defesa de direitos, independente da situação social, econômica, cultural ou infracional das pessoas envolvidas.

Pelos motivos acima citados, consideramos infundadas e incoerentes tais acusações e a forma vexatória como estas emissoras expõe uma organização que luta há dez anos por uma realidade digna para TODOS os seres humanos.

À disposição para outros esclarecimentos e para aprofundar debates realmente qualificados.

CEDECA Interlagos

Anônimo disse...

e se fosse filha dos advogados do CEDECA, será uqe vc defenderia esse monstro?

GM Ferraz disse...

Eu acho interessante o destaque dado na "nota" do CEDECA, de que busca "uma realidade digna para TODOS os seres humanos." Em primeiro lugar, nem o tal "Champinha" nem o tal Eliseu - o que ajudou a matar o menino João Hélio - podem ser considerados como seres humanos. São bestas em corpo de gente. Bandidos até a medula, sem motivação nenhuma para "recuperação". Em segundo lugar, a pergunta: o que o CEDECA e congêneres faz ou fez - com os recursos públicos que recebe - em prol da dignidade dos familiares das vítimas? Vão catar coquinhos!! São tão bandidos quanto os que defendem!!!

Anônimo disse...

O CEDECA não tem contribuído em nada, para o engrandecimento do ser humano. Equivoca-se por completo ao possibilitar meios para que essa pessoa ganhe a liberdade quando não tem a menor condição de usufruí-la de forma saudável. Se não estão dando o tratamento que ele precisa que o mantenham encarcerado,longe da sociedade onde ele representa um mal maior. Infelizmente sabemos que instituições como essa tem interesses outros que não o bem estar e a evolução da sociedade, são tão bandidos, ou mais, quanto os infelizes que injustamente defendem.

GM Ferraz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GM Ferraz disse...

Tenho observado visitas constantes do CEDECA a este blog, sempre buscando esta postagem. É algum funcionário desocupado filosofando sobre o papel social que anda desempenhando ou será que é o próprio "champinha" satisfazendo seu ego ao ver seu nome na internet? Ou será que ele fica olhando com remorso a fotografia dos jovens que ele assassinou?

SADAN disse...

O estado passa a mao nesses vermes lixos ordinarios pq nao aconteceu com um familiar deles,mais champinha e seus capangas q fikem o resto da vida enjaulados pois
a morte deles esta serta aq fora .

Anônimo disse...

PARA TODOS AQUI QUE ASSIM COMO EU DEMONSTROU TOTAL INDIGNAÇÃO QUANTO A ESTA ONG...MEDÍOCRE A PONTO DE DEFENDER UM PSICOPATA NATO COMO CHAMPINHA ...FAÇAM SUAS CORRENTES E ENVIEM SUAS MENSAGENS, DEMONSTREM POR FAVOR OS SEUS REAIS SENTIMENTOS QUANTO A ESTE CRIME CONTRA A SOCIEDADE.
AI ESTA O FACEBOOK DESTES DÉBIOS MENTAIS:


VOCES SÃO UM BANDO DE VAGABUNDOS A TOA...SEM ESCRUPULOS FILHOS DA PUTA DA MAIOR ESPÉCIA..É PORQUE O CHAMPINHA NÃO FUDEU COM UMA DAS FILHINHAS DE VOCÊS SEUS CANALHAR...PEGA A PORRA DA SUA ONG DE MERDA E ENFIA VCS SABE MUITO BEM AONDE...TIPO E ORGANIZAÇÕES BANAIS COMO VCS...EU ENOJO DESPREZO E TORÇO MUITO PARA QUE SE ALGUM DIA O "MILITARISMO" VOLTASSE VOCES SE TORNASSE A PRIMEIRA VITIMA...VAGABUNDOS COMO VCS SIMPLESMENTE NÃO MERECE NEM UM TIPO DE MISERICORDIA E REMORSO...FICO AQUI NA TORCIDA FERRENHA PARA QUE ASSIM QUE O FILHO DA PUTA DO CHAMPINHA SAIR..."VOCES OU ALGUMA DE SUAS BELAS FILHAS..." ESTEJAM NO CARDÁPIO E LISTA DELE....BOA SORTE FILHOS DA PUTA...VCS VÃO COM CERTEZA PRECISAR!

Anônimo disse...

ESTE É O FACEBOOK DOS BANDIDOS DISFARÇADOS DE ONG...POR FAVOR...PROTESTEM!!!
http://www.facebook.com/pages/Santa-F%C3%A9/126282514085221

Anônimo disse...

meu Deus, essa ONG deveria cuidar de crianças que são estupradas e não de assassinos! ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO, é DESUMANO ajudar um criminoso como este. Aliás ESSE MERDA DE CHAMPINHA deveria ter sido morto pela polícia, MAS AGORA ELE ESTÁ FORTE, BEM ALIMENTADO às nossas custas, enquanto temos milhares de crianças PASSANDO FOME E VENDENDO BOMBONS EM SEMÁFOROS. TEMOS QUE NOS REUNIR E FAZER UM ABAIXO-ASSINADO para esses vagabundos desta ONG se mancarem e serem excluídos da sociedade. Bando de CALHORDAS, pq eles não levam O MERDA DO CHAMPINHA para a casa deles, CALHORDAS É O QUE VCS SÃO, sua ONG de merda.

Anônimo disse...

Se tivéssemos pena de morte, ninguém estaria mais falando desse lixo que nao serve nem para adubo.

Adriano disse...

Os direitos humanos ajudam as mulheres estupradas, as famílias que perderam seus filhos violentamente, o chefe de família que perdeu sua vida defendendo sua família? Se não, deveriam se chamar direitos dos marginais.

Anônimo disse...

Ninguém disse ainda quanto custou a defesa do assassino estuprador e sádico.