sábado, 18 de julho de 2009

Insuperável País, Este Nosso Brasil

por Janer Cristaldo
Para blindar o senador ladrão, o PMDB retirou de seu repouso uma múmia que dormia serenamente em seu sarcófago, o senador Paulo Duque, senador sem voto algum. Que evitou comentar as recentes denúncias contra José Sarney e ignorou as acusações de nepotismo. "Nepotismo existe desde que Brasil é Brasil. Pero Vaz de Caminha, lá no descobrimento, pediu emprego para o cunhado", disse a múmia em defesa do senador ladrão.
Ora, se é por isso a prostituição existe desde que o mundo é mundo. O assassinato existe desde Caim. Pilhagens, massacres, genocídios, também. Se vamos absolver tudo que é antigo, absolvam-se então todos os crimes presentes e passados.
Este país é insuperável. Tenho mais de sessenta anos. Se senadores e deputados são ladrões, eleitor é cúmplice. Eu deixei de ser. Há mais de vinte anos, desisti de votar. Não consigo entender como alguém ainda vota. A cada década que passou, nunca consegui imaginar que o Brasil continuasse ir mais adiante no nível de corrupção de seus representantes.
E, no entanto, consegue. Não imagine o leitor que isto me escandaliza. Tenho casca grossa, já me habituei. Estou apenas constatando. Para tentar safar-se do lamaçal, o senador ladrão anula os atos secretos que beneficiaram seus apaniguados. Em punir quem assinou os atos secretos ou quem deles se beneficiaram, nem se fala. Mais ainda: ao que tudo indica, corrupto algum perderá seus privilégios. Apelarão à Justiça em defesa de seus ilícitos e a Justiça lhes será mãe generosa.
Lasciate ogni speranza voi che entrate! 
Ama com fé e orgulho, a terra em que nasceste.
Criança! Não verás país nenhum como este.
Não verás mesmo!

Nenhum comentário: