sexta-feira, 10 de julho de 2009

Bolha de Crédito Brasileira Estoura a Partir de 2011, com a Inadimplência

por Jorge Serrão
A bolha econômica brasileira está armada para estourar por volta de 2011, provavelmente quando o novo titular do Palácio do Planalto, eleito em 2010, tiver assumido. O previsível descontrole dos gastos das famílias será um fator gerados de quebradeiras a partir de 2011. O principal risco está na elevada inadimplência nas compras financiadas a longo prazo (cartões de crédito, pacotes imobiliários e compras de veículos, principalmente). A previsão sombria é de um conselheiro de administração de um grande grupo econômico nordestino. Mas o risco é partilhado por outros analistas.
O professor titular do Departamento de Economia da PUC-RJ, Rogério Werneck, advertiu ontem (5/7), em entrevista a O Globo, que o próximo presidente terá de lidar com uma delicada configuração de contas públicas, com o risco de o País desperdiçar o que conquistou a duras penas: a estabilidade fiscal e a credibilidade dos mercados. Werneck prevê que a campanha eleitoral em 2010, com gastos sem controle, vai exacerbar o problema. As contas públicas descontroladas, sem um investimento público real, são o calcanhar de Aquiles de Lula na visão de Werneck que critica o governo por sempre adiar a agenda fiscal.
O chefão Lula da Silva e sua provável candidata Dilma "Guerrilheira Estela" Rousseff andam tensos porque o sinal de pânico já está ligado. Em reuniões reservadas, a mãe do PAC tem abusado do descontrole emocional, sempre que algum assessor lhe mostra números negativos. Episódio mais tenso aconteceu com um colaborador que pediu exoneração, depois que Dilma, histérica em seu ataque de fúria, jogou no chão tudo que estava sobre a mesa de reunião.
Fonte:  Alerta Total,
com indicação de minha amiga Wanda.
COMENTO: A carteira de crédito do Itaú acusou aumento da inadimplência (calote) de 4,8% para 5,8% (aumento de 20,8%) entre Mar/08 e Mar/09, e estima aumento de 5,8% de Mar/09 para 6,9% em Jan/10 (mais um pequeno aumento de 19%). Informações colhidas em 07 Jul 09.

Nenhum comentário: