segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O Dia em que Che Gaguejou.

.
Em entrevista à jornalista Marlen Gonzalez, Benicio del Toro gaguejou, ficou mudo e, por fim, deve ter se arrependido amargamente da dita cuja.
A primeira pergunta: “por que estrear um filme sobre Che Guevara numa cidade (Miami) onde vivem tantos cubanos vitimados por um sistema que ainda está implantado em Cuba? É uma provocação?” Benicio gagueja. E ela completa: “O filme traz uma imagem positiva do Che, e imagine que, se fosse sobre Hitler, estaria ofendendo aos judeus.
Ele diz que o Che não criou campos de concentração. E ela: “Estamos falando sobre assassinos. Não é o mesmo crime assassinar uma pessoa, cem ou cem mil?” E acrescenta: “Você sabia que o Che, quando esteve encarregado da prisão de La Cabaña, mandou fuzilar pessoalmente mais de 400 pessoas?
Benicio del Toro fala de pena de morte e ela contesta, já que foram execuções sumárias, sem julgamento. Ele afirma então que eram terroristas ligados ao ex-ditador Batista. (Santa inocência!) Ela o contesta, dizendo que foram assassinados por suas opiniões contra o governo revolucionário, por suas consciências.
Ele fica muuuito desconfortável. A jornalista indaga por que o filme não mostra os fuzilamentos, os disparos que o próprio Che deu, em execuções, a sangue frio. O ator não sabe. E, por fim, ela pergunta se Benicio conhece a seguinte declaração de Che Guevara: “A forma mais positiva e mais forte que há, à parte de toda ideologia, é um tiro em quem se deve dar em seu momento”. “Não me lembro, exatamente”, responde ele.
E ela lhe presenteia com o livro "Guevara: Misionero de la Violencia", escrito por Pedro Corzo, historiador cubano e ex-preso político na ilha.
Ah, claro: a jornalista Marlen Gonzalez é de origem cubana.
Veja a entrevista:

Fonte:   Coturno Noturno
COMENTO: um exemplo para nossa imprensa de merda! Assim age um verdadeiro jornalista. Questionando o entrevistado com conhecimento sobre o assunto que está sendo tratado e não limitando-se a bajulações.
Transcrevo abaixo alguns comentários copiados do Coturno Noturno:
AnônimoClaudia disse...
Que cena constrangedora...ele perdeu o rebolado mesmo! Adoraria que esta senhorita entrevistasse o produtor e diretor do tal filme que conta a história do idiota do Lula. Será que ele vai incluir o mensalão - e outras imbecilidades - ou só vai paparicar a dona Lundú? 1 de Fevereiro de 2009 20:02
Anônimo disse...
Melhor do que um livro, já que pode ser que ele não goste de ler... seria ter chamado ele para assistir esse vídeo:
Che: Anatomia de un Mito
http://br.youtube.com/watch?v=v1-Ani0gyI4
1 de Fevereiro de 2009 20:43
Anônimo disse...
Rapazzz
Que porrada na cabeça do atorzinho.
Merece o Pulitzer só por essa entrevista.
Foi preparadíssima, da maneira que se espera de uma JORNALISTA que não vai com listinha feita pelos lambe-botas de celebridades.
Ahh, mizifia, qdo vai entrevistar o Sarkô e perguntar como ele pôde, através de seus agentes do governo, facilitar a fuga de um assassino para o Brasil, com documentos falsos!
Lá na França não tem nenhuma como ela, nem na Itália, nem aqui :
(Prêmio Marlen Gonzalez de jornalismo. Não existe? Agora existe.

Anônimo disse...
ENQUANTO ISSO NO BRASIL...
Dia destes, antes de ter lido esse post sobre a entrevista de Benício para a reporter cubana em Miami, vi uma entrevista do artista a um repórter da Globo News.
Coisa mais nojenta. Ao invés de abordar o filme e questionar alguns pontos, como fez a repórter cubana, com propriedade, o jornalista global levantava a bola para o artista dizer o quanto Che foi maravilhoso, etc...
Benício Del Toro deve ter adorado, falou o que quis e como quis. O repórter não fez o menor questionamento sobre os crimes de Che e sobre o regime cubano, apresentado como uma das maravilhas do mundo.
Chego mais uma vez à conclusão de que no Brasil, Jornalismo é apenas sinônimo de Propaganda.
Poucas pessoas, como vc Cel, Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho, questionam. Os outros babam ovos.
Repórter que não que ser duro (diferente de mal educado) com o entrevistado funciona mais como assessor de Imprensa.
1 de Fevereiro de 2009 20:56

Anônimo disse... Isto é jornalismo, o resto é rasgação de seda. Ptsauro. 1 de Fevereiro de 2009 21:13 Anônimo disse... aqui Benicio pinta e borda.. "folha" 23/01/2009 - 18h44 Benicio Del Toro compara Che Guevara ao Batman da Folha Online O ator Benicio Del Toro, que interpretou Ernesto Che Guevara no filme "Che", de Steven Soderberhg, comparou a vida do guerrilheiro com as façanhas do super-herói Batman. "Lemos histórias do Batman, e o Che era uma forma de Batman", afirmou o ator à revista "Latina". "Ninguém pode negar que ele não explorava as pessoas. Se teve sucesso ou não, já é outra história." De acordo com Del Toro, ele conheceu duas pessoas que aprenderam a ler e a escrever com o revolucionário. "O que aprendi, de verdade, é que Guevara era um grande ser humano", afirmou. Ele também saiu em defesa de Che, que costuma ser colocado por alguns críticos no hall de terroristas. "Eu me lembro de ter visto Che em um documentário que mostrava fotos de terroristas, e então me perguntava: por que não aparece ali Nixon, pela guerra do Vietnã?", perguntou Del Toro Não sabia o que lhe esperava... abraços 1 de Fevereiro de 2009 21:38 Anônimo disse... Cristiana Lôbo na Globo News, provoca ansias de vomitos por sua bajulação. Estava nauseado, mas quando chegou o papo no cafézinho, vomitei. Não assisto mais, e estou pensando seriamente em cancelar minha assinatura por causa deste jornalismo safado. Nos entrevistados tem sempre alguém com a barbicha caracteristica de petralha. São escolhidos a dedo. Deveria fazer companhia a F.Martins e Tereza Cluvinel na TV traços. 1 de Fevereiro de 2009 21:43

Luiz Andrade disse.. Marlen Gonzalez deveria vir dirigir um curso de jornalismo aqui no Brasil. Ao ler o post e assistir o vídeo, me lembrei de quando Paulo "mão na merda" Betti foi entrevistado pela CBN Curitiba, sobre um filme seu rodado aqui no PR, com dinheiro público. A cada pergunta eu esperava que o jornalista o questionasse, o pusesse contra a parede, demonstrasse suas contradições. Mas que nada apenas rasgação de seda. P.S. GATÍSSIMA A Dna MARLEN. 1 de Fevereiro de 2009 22:22

Nenhum comentário: