segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Violências e Noticiário

.
Nos últimos dez dias tem sido despejada pela imprensa uma catarata de notícias e críticas sobre a “agressão israelita” contra a população de Gaza. No período, a perda de vidas alcança o número de 500 e as manifestações contra essa violência espalham-se pelo mundo.
Por outro lado, me espanta o fato de que desde a noite de Natal, quando foram mortas cerca de 400 pessoas na região leste da República Democrática do Congo, poucas notícias de atualização se têm sobre essa outra fatalidade.
Ficam em mim as dúvidas: será que as vidas da negrada do Congo serão “menozumanas” que as dos descendentes dos filisteus? Ou será que a agressão do “Exército de Resistência do Senhor” (que “Senhor” será esse? E esse “Exército” resiste a que?) tem alguma justificativa melhor que a dos israelenses? Ou a “mídia internacional” tem algum interesse a mais além de noticiar as desgraças desse mundo? Ou a falta de interesse dos EUA e outras “potências” na região central da África retiram a importância da violência lá ocorrida?
Pelo sim, pelo não, sugeriria ao governo de Israel mudar o nome de suas “Forças de Defesa de Israel” para Força de Libertação Democrática, ou Exército Popular Revolucionário, além de adquirir do cumpanhêro Putin alguns blindados e mísseis, similares aos usados na Chechênia, para usar contra os árabes. Quem sabe as “resistências mundiais” diminuem.
.

Nenhum comentário: