quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Chávez e Castro Passam a Perna em Lula.

Lula: motivo de chacota para os bolivarianos.
Lembram que Lula foi à Cuba, prometeu quase U$ 2 bilhões em investimentos e que o seu ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, trombeteou que "nesse momento novo e tão importante vivido por Cuba, o Brasil não quer ser o parceiro número dois ou número três. O Brasil quer ser o parceiro número um de Cuba"? Lembram que para conseguir este lugar no coração de Raul Castro, Lula convidou o ditador para que viesse ao Brasil e participasse do Grupo do Rio?
Lembram o quanto Lula vem defendendo o fim do embargo cubano, dando entrevistas em jornais internacionais e mandando recados para Barack Obama?
Pois sabem o que aconteceu no dia de hoje?
Cuba emitiu um decreto presidencial em que determina que a Venezuela será o seu parceiro comercial número um, livre de todo e qualquer imposto. Por lei!
A determinação oficial “concede 100% de preferência, com isenção de quaisquer taxas e impostos, aos produtos originários da República Bolivariana da Venezuela".
Ou seja: Cuba está determinando um embargo contra o Brasil que, se quiser e gostar, poderá ser o segundo na fila para qualquer negócio a ser realizado com a republiqueta comunista caribenha. Se Chávez não quiser, Lula pode pegar. Logicamente, o país não vai perder grande coisa em termos econômicos, mas a humilhação política é evidente.
COMENTO:  Na pontinha dos dedos, outra vez!!!

Nenhum comentário: