terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Indio Não Quer Mais Apito ... Índio Quer Ser Brasileiro...

Índia é eleita a primeira cacique em MS
"A índia da etnia Terena Enir Bezerra da Silva, de 53 anos, foi eleita ontem a primeira cacique de Mato Grosso do Sul.
Ela passou a comandar 250 famílias indígenas da tribo que moram na Aldeia Urbana Marçal de Souza, situada na zona leste de Campo Grande.
Enir considerou o resultado do pleito "histórico e uma revolução dentro da cultura indígena".
"O mundo e conseqüentemente o Brasil estão muito modernos. É a TV digital, a Internet, os avanços da medicina e os relacionamentos entre famílias mudando o jeito de viver.
Queremos também entrar na modernidade não por vaidade, mas para o nosso crescimento interior, mostrando que acima da condição masculina ou feminina está o ser humano", afirmou..."
Fonte: Yahoo / AE
Alguns comentários: num país civilizado, a matéria acima seria vergonhosa por dois motivos.
— Primeiro, pelas razões que a índia elencou como exemplos de modernidade e que por uma questão de dignidade ela os quer para sua tribo.
— Bom motivo para os setores que querem o atraso e a servidão das populações indígenas ... isso mesmo, a cacique quer civilização, progresso, quer emprego, quer dignidade ... a cidadã Enir quer ser brasileira e quer brasilidade para os seus comandados.
— Parabéns para a Sra Enir Bezerra da Silva, que acabou de dar um tapa nos setores retrógrados e embrutecidos que querem, por motivos que os homens livres do Brasil desconhecem, encerrar os índios brasileiros em hectares a perder de vista nas nossas fronteiras, causando o retrocesso de irmãos nossos que querem, a exemplo da Sra Enir, viver como qualquer um de nós, as bem aventuranças do progresso.
— Segundo motivo, é que a nossa imprensa não se cansa de dar tiro no próprio pé.
— Pergunto como vamos conceder soberania e federalismo à União e aos nossos entes estaduais e municipais, se com 119 anos de república aplaudimos a existência de um estado dentro do Estado? é isso mesmo, a tribo onde a Sra Enir quer modernidade, está inserida em algum município, que está inserido em algum estado, que por consequência faz parte da república federativa do Brasil.
— Portanto, dona Enir que quer viver como nós, pode ser líder comunitária, mas sua comunidade terá um prefeito, um governador e deveria ter um presidente, não fosse o fato deste viajar muito ... índio não quer mais apito ... índio quer ser brasileiro.

Nenhum comentário: