quinta-feira, 29 de maio de 2008

Bio Espionagem no Brasil: O Outro Lado das ONGs

.
por Fábio Pereira Ribeiro
A atual pauta sobre a quebra de patentes na indústria farmacêutica no Brasil, tem por trás uma história mais sombria, a espionagem ou bio-espionagem patrocinada pela própria indústria e como ator principal as chamadas Organizações Não Governamentais (ONG’s), que para muitos, inclusive Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência são conhecidas como ONG’s do Pau Oco, uma alusão ao Santo do Pau Oco que era utilizado na época da colônia para carregar ouro roubado para Portugal.
Um recente estudo de uma organização americana, a Essential Action, mostra que algumas ONG’s que lutam pela quebra de patente são financiadas por indústrias farmacêuticas, sem contar que todas têm ligação direta aos interesses financeiros do que atender a uma população desprovida de assistência governamental.
A Amazônia, conforme relatório da própria ABIN está infestada de organizações “do pau oco” que tem como objetivos suporte aos indígenas, catequização, suporte espiritual aos povos desprovidos de bens ou outras coisas, e na verdade são organizações montadas por indústrias ou governos estrangeiros com o intuito de obter informações e controle de territórios na Amazônia. As informações coletadas por estas ONG’s na verdade são conhecimentos da bio diversidade da Amazônia, e alimentam centros de pesquisas na França, Alemanha, China e Estados Unidos. O próprio Exército Brasileiro enfrenta uma série de problemas de movimentação de tropas na Amazônia, pois muitas áreas são controladas por ONG’s e não dão acesso.
O mais engraçado é o conhecimento nativo na bio diversidade amazônica estar ameaçado por estas ONG’s que levam o segredo indígena a um custo irrisório, e quando o produto volta para o Brasil, nós brasileiros pagamos um preço altíssimo pelas patentes, os chamados royalties da indústria farmacêutica, sem contar outros tipos de produtos, como por exemplo, no Japão, que quiseram patentear o guaraná, que existe na Amazônia, mas não existe em nenhuma parte do Japão.
O Brasil precisa dar mais atenção aos seus segredos, e os recursos naturais, considerados como um importante condicionante de política externa devem ser protegidos, por isso um trabalho mais intenso de inteligência sobre as diversas ONG’s que existem neste país é de suma importância que deva ocorrer.
Hoje o que assistimos pela mídia é uma série de escândalos que ocorrem com ONG’s, que recebem verbas governamentais, e ao mesmo tempo só cuidam de um interesse, o financeiro de grandes grupos, e não de populações carentes desprovidas de qualquer suporte financeiro.
Precisamos abrir melhor nossos olhos para estas ONG’s, porque elas já abriram sobre nossas riquezas.
fabiomkt@uol.com.br.
Fonte: recebido por e-mail

Nenhum comentário: