sábado, 19 de abril de 2008

Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil — Nota Oficial

.
O Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, criado em 22 de abril de 1997, representando suas quatorze entidades regionais, diante da gravidade das situações geradas pelo episódio da demarcação de terras indígenas em Roraima, RESOLVE expedir a seguinte Nota Oficial:
 REAFIRMAMOS que o território brasileiro é indivisível e intocável e nos declaramos prontos a atuar, se necessário e em qualquer cenário, juntamente com nossos representados, sempre que convocados para manter a nossa unidade política, fazer respeitar o princípio da soberania nacional e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem.
 REITERAMOS, porque oportunos, os termos da “Declaração da Amazônia Brasileira”, emanada do VI Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército  VI ENOREX, realizado em 16 de Outubro de 2004, na cidade de Manaus.
 REPUDIAMOS, energicamente, qualquer tentativa, explícita ou velada, de impedir, limitar ou dificultar o acesso de cidadãos brasileiros, no pleno exercício de seus direitos constitucionais, a qualquer região do solo pátrio, em especial às nossas Forças Armadas.
 REPELIMOS, veementemente, qualquer interpretação da chamada Declaração da ONU Sobre os Direitos dos Povos Indígenas, de 13 de setembro de 2007, que viole a soberania do Estado Brasileiro sobre a totalidade de seu território e de suas riquezas, bem como restrinja, a qualquer título e sob pretexto algum, a atuação das Forças Armadas do Brasil no cumprimento de suas missões constitucionais.
 REGISTRAMOS, enfaticamente, nossa concordância e integral apoio às manifestações e posicionamentos do Exmo. Sr. General-de-Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Comandante Militar da Amazônia, no que se refere à manutenção da soberania nacional, em toda a sua plenitude, nas chamadas terras indígenas, como de resto em toda a Amazônia Brasileira.
 LOUVAMOS, gratificados, a coragem cívica, o destemor pessoal, a grandeza de propósitos e a reconhecida competência profissional do ilustre General Heleno, cuja estirpe caracteriza os mais dignos herdeiros de Caxias.
 ASSINALAMOS, pesarosos, que a sociedade brasileira padece em meio a uma crise onde o civismo, a moral, a ética e os bons costumes estão sendo suplantados pela febre do sucesso rápido, do ganho fácil, da vitória e do poder a qualquer preço. 
 PROCLAMAMOS, finalmente, que nós, da Reserva Atenta e Forte, estamos organizados e atuando intensamente para manter, preservar e difundir os princípios, valores e atributos assimilados durante a nossa permanência na ativa do Exército Brasileiro. A liberdade e a democracia se mantêm através de um permanente estado de vigilância. Não podemos esquecer que a desordem institucional e a omissão dos homens de bem é que conduzem os incompetentes e os tiranos ao poder.
Rio de Janeiro, 18 de abril de 2008,
Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art - Tu 1961
Presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil

ENTIDADES FILIADAS AO CNOR

Associação dos Oficiais da Reserva da Amazônia – AM

Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército – ABORE – SP
Associação dos Ex-Alunos do CPOR/RJ (*)
Associação dos Oficiais da Reserva do Exército – BH – MG
Associação dos Ex-Alunos e Amigos do CPOR/PA
Associação dos Ex-alunos do CPOR/R
Associação dos Oficiais da Reserva do Estado da Bahia
Associação dos Oficiais da Reserva do Exército de Brasília – DF
Associação Mato-Grossense de Oficiais da Reserva – MT
Associação do Ex-Alunos do NPOR de Natal – RN
Associação dos Ex-Alunos do NPOR de Petrópolis – RJ
Associação dos Oficiais da Reserva de Ponta Grossa – PR
Associação Paraibana de Oficiais da Reserva – PB
Associação dos Ex-Alunos do NPOR de Pelotas – RS
Associação Juizforana de Oficiais da Reserva do Exército – MG (em fase de filiação)
(*) Em processo de mudança para :
Associação dos Oficiais da Reserva do Exército - RJ
http://www.cnor.org.br/
.

Nenhum comentário: