quarta-feira, 5 de março de 2008

Petrobrás — Roubos e Factóides

.
Não sei se esta vai ser divulgada, mas vale a pena tentar. Também fui empregado da Petrobras e gostaria de dar minha contribuição para esta palhaçada que inventaram sobre "roubo" de informações sigilosas (?).
Para entender é preciso recapitularmos como é feito um poço de petróleo.
— A geologia sai pelo mundo afora fazendo [pesquisas] sísmicas para mapear formações onde pode ter ocorrido a formação de hidrocarbonetos (óleo e gás). Após estudos estatísticos, define-se um alvo e manda-se perfurar.
— A exploração desloca um equipamento (sonda em terra e plataforma no mar) para a perfuração. Uma tubulação vazada com uma broca na ponta vai erodindo formações abaixo. O cascalho resultante retorna a superfície carreado por um fluido que é injetado na tubulação vazada, sai pela broca e volta à superfície transbordando nuns tanques com um sistema de peneiramento. Sempre tem alguém nas peneiras monitorando o que chega. Ao menor indício de gás ou óleo, para-se a perfuração para testes.
— Os testes são de vários tipos: teste de formação (abre-se o poço de forma controlada e espera-se para ver o que sai), perfilagem, etc. A perfilagem consiste na instalação de uma unidade na sonda ou plataforma que é mantida num container. É descido no poço um sensor (geralmente radioativo) que capta os tipos de formações e se existe óleo e/ou gás nas formações, com grande precisão, estas informações são registradas num computador e mandadas a quem interessar possa. 
— Aí chegamos aonde eu queria: essa operação, como muitas, é TERCEIRIZADA. A Halliburton sempre fez este serviço para a Petrobras. Os dados vão aparecendo na tela, o operador vendo, vendo, vendo e tudo bem. Terminado o serviço, recolhe-se tudo, faz-se o relatório e pronto. Resumindo, é uma coisa que somente Deus, o operador, a Halliburton e toda a torcida do Flamengo e do Bahia ficam sabendo. Canso de ver artigos de geólogos sobre poço tal, com presença de hidrocarbonetos nas formações tais e tais. 
 Se a Petrobras quer mesmo manter secretas suas informações, PARE DE TERCEIRIZAR operações importantes. Resumindo: PALHAÇADA. Acredito no roubo de Lap-top´s e no esquecimento dos gastos de uma certa dama com cartões corporativos. 
— Aproveitando, TUPI e JÚPITER não foram descobertos ontem. Tem no minimo três anos (somente Deus, o operador, a Halliburton e toda a torcida do Flamengo e do Bahia sabiam). Essa "bomba" só veio a publico para esquecermos do próximo apagão e para muita gente ganhar dinheiro (e muito) na bolsa. Compram-se ações, divulga-se uma notícia que vai levar a Petrobras para a OPEP, as ações disparam, vende-se na alta e fica-se mais rico. 
Luiz Sergio Lima 
Ex-gerente da Petrobras
Fonte:   Lunar
.

Nenhum comentário: