sábado, 9 de fevereiro de 2008

Três Perguntas e um Depoimento

.
1) Delúbio Soares viajou com Marcos Valério para o exterior?
2) Delúbio Soares encontrou-se com autoridades chinesas?
3) Delúbio Soares freqüentava a Granja do Torto entre 2003 e 2005?

Estas são as três perguntas que Marcelo Leonardo, advogado de Marcos Valério, fez questão de registrar ao final do depoimento de Delúbio na semana passada e que Delúbio negou-se a responder. Parece que as três perguntinhas consideradas ameaçadoras por quem acompanha o processo de perto estão causando choro e ranger de dentes entre os envolvidos.
Se as questões em tela desagradam aos petistas, mãos à obra: vamos ver se estes temas foram ventilados ao longo dos depoimentos prestados anteriormente pelos envolvidos.
Comecemos com o depoimento do próprio Delúbio Soares à CPMI dos Correios, em 20 de julho de 2005. Há coisas interessantes ali:
(...)
O Sr. POMPEO DE MATTOS (PDT–RS) O senhor esteve em Taiwan um ano atrás?
O Sr. DELÚBIO SOARES Nunca, Deputado.
Sr. POMPEO DE MATTOS (PDT–RS) Há dois anos?
Sr. DELÚBIO SOARES Após o depoimento da pessoa que acusa de Taiwan, cuja denúncia ouvi nos jornais, após esse procedimento, vou tomar minhas medidas jurídicas. Ela disse que vai confirmar hoje...
Sr. POMPEO DE MATTOS (PDT–RS) A mulher do Valdemar Costa Neto disse que o senhor esteve em Taiwan. Enfim, que o senhor recebeu dinheiro de Taiwan.
Sr. DELÚBIO SOARES Nunca estive em Taiwan, nunca recebi ninguém de Taiwan, não sei onde... Sei onde fica, porque acabei de ir à China no ano passado. Sei que fica em frente. Fui à China, mas não a Taiwan.
Sr. POMPEO DE MATTOS (PDT–RS) Que é do ladinho ali.
(...)
Sr. EFRAIM MORAIS (PFL–PB) O Sr. Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, na entrevista que deu ao Fantástico, em Paris o senhor vai dizer que mantém a resposta anterior, que já perguntaram isso, mas eu vou fazer esta pergunta –, que, há três anos, não acompanha mais a direção do PT, não sabe mais o que acontece no PT. Sua Excelência disse que não participa mais das reuniões do Diretório Nacional, nem nas festas, nem nas festas do Torto, nem nas festas do Partido, em função de ter assumido a Presidência da República.
Eu lhe pergunto: a recíproca é verdadeira?
Sr. DELÚBIO SOARES Eu me resguardo o direito de não responder a essa questão.
Sr. EFRAIM MORAIS (PFL–PB) Essa ninguém tinha feito a V. Sª. Ou seja, o Presidente Lula se afasta da direção do PT e não freqüenta mais as reuniões da cúpula do Partido. Mas a cúpula do Partido freqüentava o Palácio do Planalto? O senhor foi alguma vez ao Palácio do Planalto?
Sr. DELÚBIO SOARES Já. Respondi essa questão anteriormente.
Sr. EFRAIM MORAIS (PFL–PB) Uma vez?
Sr. DELÚBIO SOARES Várias vezes. Já respondi essa questão.
(...)
Sr. ALBERTO GOLDMAN (PSDB–SP) Após a eleição, o senhor teve contatos políticos, conversas políticas com o Presidente Lula, após a eleição dele?
Sr. DELÚBIO SOARES Tive vários encontros com o Presidente Lula, conforme já noticiei e já expliquei a esta CPI.

Pois bem... Os dois últimos trechos parecem responder parcialmente a terceira pergunta registrada por Marcelo Leonardo. Faltaria descobrir se algum destes contatos admitidos por Delúbio ocorreram na Granja do Torto. Como descobrir tal coisa sem contar com Delúbio já que ele não vai mesmo falar? Não sei. mas valeria a pena soltar os farejadores em cima da coisa.
Mais interessante é o primeiro trecho. Não lhes parece que ele estaria relacionado às duas primeiras perguntas formuladas pelo advogado de Valério? Isto posto, não seria interessante averiguar a data desta viagem de Delúbio à China e, caso isto ainda não tenha sido feito, descobrir onde estava Marcos Valério naquela ocasião? Seria coisinha fácil de resolver. Ainda que Valério e Delúbio tenham, providencialmente, emitido o novo modelo de passaporte, a PF teria, necessariamente, recolhido os antigos. Onde estarão os passaportes verdinhos de Marcos Valério e Delúbio Soares?
Fonte:  Nariz Gelado
.

Nenhum comentário: